Magnésio (Mg)
Configuração Eletrônica [Ne] 2s2
Propriedades do Elemento
Classe II A, metal
No. Atômico: 12
Massa Atômica: 24,305
Isótopos Naturais: 24, 25, 26
Densidade: 3,5 g.cm-3 (20 OC) Ponto de fusão : 651 OC
Ponto de Ebulição: 1107 OC
Calor Específico: 0,245 cal.g-1. OC-1
1a Energia de Ionização: 7,64 eV
Estados de Oxidação: 2+
Raio Atômico: 1,60 Å
Raio Iônico: (2+) 0,66 Å
História
Seu nome vem de Magnesia, um distrito de Tessália (Grécia). Black reconheceu o elemento em 1755. Foi isolado por Davy em 1808 e preparado com alta pureza por Bussy em 1831. Estado Natural e Propriedades Químicas
É o oitavo elemento mais abundante na crosta terrestre. Não ocorre isolado, mas em depósitos minerais. Pode ser obtido por eletrólise a partir do seu cloreto (MgCl2).
Tem coloração entre branco e prateado; quando finamente dividido, sofre fácil ignição sob aquecimento, gerando chamas bastante claras. Está presente em vegetais: as clorofilas, são porfirinas (como as hemoglobinas) que apresentam íons magnésio no centro.
Síntese e Aplicações
Óxido de magnésio (MgO; como mineral, conhecido por magnesita) pode ser produzido em fornos de arco voltaico. Este óxido é utilizado como abrasivo, em aquecedores, no refino de açúcar etc.
O magnésio metálico é utilizado em flashes para fotografia e em pirotecnia. Algumas de suas ligas são essenciais para a construção de mísseis e aviões, melhorando as características mecânicas e de processamento do alumínio. Pode ser usado como metal de sacrifício para evitar a corrosão, peças metálicas de aço ou ferro.
O leite de magnésia, para problemas de acidez,estomacal, é uma suspensão aquosa do seu hidróxido (Mg(OH)2).
Os compostos de magnésio também são empregados como agentes redutores na produção de urânio e outros metais a partir de seus sais. Também são utilizados em materiais refratários.