Ouro - Au
O homem sempre utilizou o ouro! Inclusive, acredita-se que este metal foi o primeiro a ser descoberto. Algumas pesquisas revelam que em cerca de 4.000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia, já se utilizava ouro. Outras pesquisas revelam que no Egito em aproximadamente 2.600 a. C. também se faziam muitos objetos deste metal, que é descrito nos hieróglifos. O ouro também é mencionado no Antigo Testamento e foi encontrado na América Latina, pelos Astecas e Maias que os considerava como um metal precioso.
Parece que sempre foi associado um alto valor ao ouro, tanto é que os alquimistas passaram a Idade Média inteira tentando fabricá-lo a partir de outros metais menos preciosos. Geralmente, o ouro é encontrado em pepitas, o que é ruim para o ambiente, já que para obtê-lo os garimpeiros utilizam o mercúrio e poluem os rios com este metal que é tóxico. O ouro também pode ser encontrado em minas, como em Minas Gerais que tem este nome por causa deste metal.
No Brasil, o ouro foi descoberto, especialmente, pelos portugueses e, por causa da extensa exploração enquanto o nosso país era colônia, a abundância deste metal, hoje, em dia, não é muito grande.
Atualmente, a África do Sul é o país que mais possui ouro, sendo responsável por cerca de 70% da produção mundial.
O ouro não forma muito compostos, por isto, é considerado um metal nobre.
Mas, podemos citar como exemplos substâncias como: tricloreto de ouro (AuCl3), ácido cloroáurico (HAuCl4), óxido de ouro (III) [Au2O3]. Como o nosso organismo não absorve este metal, estes compostos não são considerados tóxicos.
Além disso, pode ser encontrado em minerais como na calaverita (AuTe2), petzita [(AuAg)2Te] e silvanita [(AuAg)Te2].
O ouro, como é considerado precioso é usado como padrão monetário em muitos países, bem como para fabricar moedas, joias e medalhas.
Este metal ainda é usado em diversas indústrias, por ser muito maleável, ter uma grande condutividade elétrica , ser resistente a corrosão, além de ter outras propriedades.
Assim, é importante na indústria eletrônica, para fabricação de naves espaciais e de motores de avião; também é usado na odontologia no tratamento de cáries dentais e na medicina, (alguns compostos de ouro são usados como anti-inflamatórios para tratar artitres reumatoides).