Níquel - Ni
O níquel é usado junto com o cobre desde o século IV A.C.
Mas, este metal só foi purificado em 1751, pelo pesquisador Axel Frederik Cronstedt, que enquanto extraia cobre do mineral niquelita, obteve um metal branco e o chamou de níquel, que significa diabo.
O níquel ganhou este nome porque dificultava o trabalho com os metais de cobre. Assim, a presença deste metal atrapalhava!
O níquel puro só foi obtido em 1804 por Richter, que também descreveu suas propriedades.
Este elemento está presente nos meteoros (combinado com o ferro, formando a kamacita e a taenita), bem como no núcleo da Terra.
O níquel também faz parte da constituição de diversos minerais como, por exemplo, da pentlandita, da milerita, da polidinita, da siegenita, da garnierita, da limonita, da nicolita, da gersdorfita, da cloantite e da anabergita.
Você pode observar na figura ao lado alguns destes minerais.
Hoje em dia, a maior parte do níquel é usada para produzir aço inoxidável e outras ligas, como a de níquel-cobre, que é usada em motores de navios e iates, assim como na indústria química; e a liga de níquel- titânio que é usada na indústria da robótica.
Mas, o níquel também é usado em baterias de níquel-cádmio, na fabricação de moedas e como catalisador, em especial, nas reações de hidrogenação de óleos vegetais.