Propriedades da matéria
A química é a ciência que estuda a matéria! Portanto, se quisermos conhecer e aprofundar nossos estudos em química, deveremos antes de tudo, saber o que esta ciência estuda. Primeiramente, estudamos as substâncias, do que são feitas, ou seja, a partir de qual(is) elemento (s) químico (s) são formadas.
Nesta tabela você encontra uma relação entre as ligações químicas e algumas propriedades da matéria. |
Também precisamos saber como estes elementos se combinam para formar as diferentes substâncias presentes no nosso universo, se é através de ligações covalente, metálica ou iônica.
A partir deste momento, poderemos analisar se existem forças intermoleculares, tais como as ligações de hidrogênio atuando entre as moléculas que as formam.
Mas, por que precisamos saber de tudo isto? Todos estes conceitos nos ajudam a entender porque determinadas substâncias são sólidas, enquanto outras são gasosas à temperatura ambiente.
Eles também nos ajudam a entender porque algumas substâncias fervem rápido, enquanto outras precisam de muita energia para ir para o estado gasoso. Além disso, também estaremos prontos para entender alguns aspectos do nosso cotidiano, tal como porque alguns compostos agem como remédios, como atuam, porque alguns são venenos, ou drogas.
Também estaremos aptos a conhecer porque os metais conduzem eletricidade, enquanto os plásticos atuam como isolantes. Poderemos entender o funcionamento e as propriedades de todos os compostos que estão nos cercando, tanto os naturais quanto os produzidos pelos homens.
Como você pode observar são muitas as propriedades da matéria, tanto químicas, quanto físicas, pois além da sua constituição, do seu estado físico e da capacidade de ir de um estado para outro, também não podemos nos esquecer que a matéria tem uma determinada massa, que ocupa um volume, à uma dada pressão. Além disso, é importante lembrar que a matéria pode ser transformada através de reações. Assim, uma substância pode ser transformada em outra, se isso não fosse possível, não seria possível também existir vida, pois não respiraríamos (a respiração envolve reações químicas), não digeriríamos alimentos, não os excretaríamos, enfim, nada no nosso organismo funcionaria.
Para saber um pouco mais sobre: · os estados físicos da matéria; · transformações e propriedades físicas da matéria; · transformação química da matéria; · alotropia; · ligações químicas; · condutividade. Clique nos links acima. |
Tudo o que se refere às propriedades da matéria dependem dos elementos químicos que a forma e de como eles se combinam. Por exemplo, um mesmo elemento, tal como o carbono, pode se combinar de formas diferentes, como ocorre na grafite e no diamante. À este fenômeno damos o nome de alotropia.
Também é o tipo de ligação e o tipo de elemento que determina o estado físico da matéria. Por exemplo, a água apresenta-se na natureza em três estado físico: sólido, líquido e gasoso e é facilmente convertida de um estado para outro, isto porque é formada por ligações covalente.
Por outro lado, os metais, com exceção do mercúrio, são todos sólidos, mas muitos deles podem ser facilmente fundidos. Já, os compostos formados a partir de ligações iônicas, são sólidos e só fundem em temperaturas muito altas.
Todas estas questões são importantes para estudarmos e compreendermos as propriedades físicas e químicas da matéria, visite as páginas deste módulo para entender conceitos básicos da química.