Pressão de vapor
O que aconteceria se, num dia quente, deixássemos uma garrafa contendo álcool etílico aberta? Certamente, você já observou isto!
O álcool contido na garrafa, praticamente, desaparece! Que espécie de mágica terá acontecido? Nenhuma, na realidade, esta é uma propriedade de alguns líquidos que, como o álcool, evaporam com certa facilidade. Portanto, depois de algum tempo, todo o álcool da garrafa que, inicialmente, estava na fase líquida passa para a fase de vapor.
Mas, e se fechássemos a garrafa? Impediríamos a evaporação do álcool? Não, o álcool também tenderia a passar da fase líquida para a fase de vapor. Mas, quando deixamos uma garrafa contendo álcool fechada, mesmo num dia muito quente, podemos observar que existe líquido na garrafa.
Então, o que será que acontece neste caso? O vapor não pode sair do recipiente, pois ele está fechado. Então, as moléculas de álcool que estão na fase de vapor, se chocam com as moléculas de álcool que estão na fase líquida e também com as paredes da garrafa, voltando novamente para a fase líquida. Continuamente, algumas moléculas evaporam e outras voltam a fase líquida, num equilíbrio dinâmico!
E se colocássemos uma garrafa de água fechada no sol? Será que aconteceria o mesmo? Sim, a água também tenderia a evaporar. Mas, se tivermos duas garrafas idênticas, uma contendo água e outra contendo álcool, e se colocássemos a mesmo volume destas substâncias em cada garrafa, observaríamos, depois de algum tempo, que o volume de álcool diminuiria mais que o volume de água. Por que isto acontece?
Isto acontece porque o álcool é mais volátil que a água, pois a pressão que as moléculas de álcool no estado de vapor exercem sobre o álcool no estado líquido é maior que a pressão que as moléculas de água no estado de vapor exerce sobre a água líquida. Podemos, então definir a pressão de vapor de um líquido como a pressão exercida por seu vapor, quando o vapor e o líquido estão em equilíbrio dinâmico entre si.
A pressão de vapor de um líquido é uma indicação de quão rapidamente as moléculas que estão na fase líquida podem escapar das forças que as mantêm unidas. Quando aumentamos a temperatura, mais energia estará disponível para essa fuga, por isto em temperaturas mais altas podemos esperar que a pressão de vapor de um líquido aumente.
Cada líquido tem uma pressão de vapor característica, conforme você pode observar na tabela ao lado.
E os sólidos, não exercem pressão de vapor?
Sólidos também exercem uma pressão de vapor, mas esta é, normalmente, muito mais baixa que as dos líquidos, porque as moléculas em um sólido estão mais presas que em um líquido. Mas, existem sólidos que vaporizam em um processo chamado de sublimação, estes tem mais alta pressão de vapor. Dentre eles podemos citar o mentol, a cânfora, o iodo e a naftalina. A pressão de vapor está intimamente relacionada com outra propriedade chamada de volatilidade, para saber um pouco mais clique aqui.