John Dalton (1766 - 1844)
Dalton foi um químico e físico inglês. Recebeu os primeiros ensinamentos de seu pai, um tecelão, e mais tarde na escola Quaker de sua cidade natal. Ele começou a lecionar nesta escola bastante cedo, com a idade de 12 anos. Em 1781, dirigiu uma escola juntamente com seu irmão mais velho e um primo.
Mais tarde, foi para Manchester, onde desenvolveu uma teoria atômica, sobre a qual a ciência moderna, em especial a física e a química estão alicerçadas.
Dalton manteve um diário meteorológico (a partir de 1787) que mais tarde foi publicado, no qual descrevia a origem da aurora boreal. Deu a primeira descrição detalhada a respeito da cegueira de cores, conhecida atualmente como daltonismo (ele e seu irmão possuíam esta anomalia).
Elaborou uma tabela de pesos atômicos (1803) e descobriu a lei das múltiplas proporções. Em 1805 escreveu um artigo sobre a absorção de gases por água e outros líquidos, que continha os princípios da Lei de Dalton. Formulou a relação entre a temperatura e o volume dos corpos gasosos. Descobriu o butilieno e determinou a composição do éter.