Aspectos químicos da atmosfera - Introdução
A atmosfera, comparada com diâmetro da Terra, é bastante espessa, sendo que 99% da sua massa total se encontra em até 30 Km de altitude. Ela é importantíssima, pois é devido à sua composição que a vida do planeta é protegida.
Mas, por que os gases que a compõem são tão importantes?
Eles são os responsáveis por manter a temperatura da Terra numa faixa aceitável para a presença de vida, pois alguns realizam o chamado efeito estufa; seus gases também são responsáveis por absorver o excesso de radiação que chega do sol e de locais mais distantes (como os raios cósmicos).
A atmosfera também fornece o CO2 necessário à fotossíntese, o O2 necessário à respiração e o ozônio. Este gás também absorve grande parte dos raios ultravioleta.
Além disso, a atmosfera funciona como um grande destilador, pois para ela é transportado o vapor d’água que novamente condensa e volta ao ambiente terrestre.
Podemos dividir a atmosfera em camadas, de acordo com a composição dos gases que a compõem em uma determinada altitude, tal como está ilustrado na figura ao lado.
Muitas reações importantes que ocorrem na atmosfera são devidas à presença de partículas sólidas e alguns compostos orgânicos que são reagentes ou que funcionam como catalisadores de determinadas reações. Estes compostos podem ser produzidos na queima de diversos materiais ou na forma de matéria orgânica evaporada de origem vegetal, dentre outras.
Dentre eles, existe uma classe química que é decisiva na composição da atmosfera, a dos radicais livres. Eles são formados, principalmente, pela incidência de luz ultravioleta sobre moléculas que contenham hidrogênio e oxigênio. Os radicais hidroxila participam direta ou indiretamente da formação de NO, HCl, HNO3, H2SO4, CO e CO2.
Para saber um pouco mais sobre a ação dos gases na atmosfera, clique aqui.