Moléculas da vida
Muitas das moléculas que fazem parte da nossa vida são polímeros! Estas moléculas são responsáveis pelas mais variadas funções de um organismo vivo. A começar pelas características individuais e únicas, que são determinadas geneticamente. Os genes são formados por moléculas de DNA, que são polímeros que possuem a capacidade de armazenar informação genética. Para se ter uma ideia do tamanho de uma molécula de DNA humano, se uma delas pudesse ser extraída do núcleo de célula e desenrolada da sua forma natural, altamente enovelada, ela teria aproximadamente 2 m de comprimento. Outro polímero relacionado às informações genéticas é constituído pelo RNA, sendo que uma de suas funções é carregar informação armazenada pelo DNA para uma região da célula onde essa informação pode ser usada na síntese de proteínas.
O DNA e o RNA são polímeros formados por unidades repetitivas derivadas de nucleotídeos. Os nucleotídeos, conforme você pode observar na imagem ao lado, são formados por um grupo fosfato ligado a um açúcar, que por sua vez, se liga com uma base nitrogenada. As bases nitrogenadas que compõem o DNA são a adenina, a guanina, a timina e a citosina. No RNA, ao invés da timina existe uma outra base chamada de uracil.
A ligação entre os nucleotídeos ocorre quando o grupo fosfato de um nucleotídeo condensa com o grupo OH do átomo 3 de outro nucleotídeo, formando uma ligação éster e liberando uma molécula de água, conforme mostra a ilustração ao lado.
O DNA e RNA comandam a síntese de proteínas. As proteínas também são polímeros! Neste caso, elas são formadas por unidades de aminoácidos, que são unidas através de ligações chamadas de peptídicas.
Elas são os polímeros mais abundantes das células! São essenciais e estão relacionadas com praticamente todas as funções fisiológicas, como: regeneração dos tecidos, catálise de reações, reações imunológicas e, junto com ácidos nucléicos, são indispensáveis nos fenômenos de crescimento e reprodução.
Na figura ao lado está representada a hemoglobina, uma importante proteína que faz parte do nosso sangue.
Além das proteínas, do RNA e do DNA, outros polímeros naturais, muito importantes, são os polissacarídeos ou carboidratos. Inclusive, alguns deles são naturalmente doces e, tal como o açúcar que consumimos. Mas, os carboidratos não servem apenas para adoçar a nossa vida, na realidade, eles possuem diversas funções para os seres vivos, como reserva energética e alimentar para a maioria dos animais e plantas, além de serem componentes estruturais dos vegetais. Os polímeros naturais, moléculas gigantes perfeitamente arranjadas, são essenciais à vida!
Além dos polímeros naturais, existem muitas outras moléculas não poliméricas que são essencias para a existência da vida, tais como neurotransmissores, horônios e alcaloides. Visite as páginas deste sub-módulo e conheça um pouco mais sobre estas substâncias.