OTAN
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), fundada logo após o fim da Segunda Guerra(1949), tinha como função criar uma aliança militar entre os principais países capitalistas aliados aos Estados Unidos na luta contra o comunismo soviético. A influência norte-americana na criação da OTAN foi evidenciada com a decisão de que sua sede seria em Washington, capital americana.
Atualmente, a sede (em Bruxelas, na Bélgica) e os objetivos da OTAN mudaram. Com o fim da União Soviética, a OTAN perdeu seu sentido original, já que foi criada durante a Guerra Fria como uma estratégia de contenção do avanço do comunismo e do poder da URSS. O fim da Guerra Fria levou os dirigentes dessa poderosa organização a rever o seu papel, tornando-se a base da política de segurança de toda a Europa, inclusive de seus ex-rivais do leste europeu, e da América do Norte. Não se podem desconsiderar as críticas à Organização, feita, principalmente, pelos europeus, que se dizem incomodados com a presença de militares norte-americanos em seus territórios.
Os países-membros da OTAN, hoje, são: Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia.