União Europeia
A União Europeia é o mais antigo dos blocos econômicos a passar por um processo de regionalização. As ideias de constituição da União Europeia surgiram no processo de reconstrução dos países destruídos na Segunda Guerra Mundial. Auxiliados pelos EUA, os países europeus conseguiram recuperar suas estruturas produtivas e alcançar estabilidade econômica e política.
Mas a unidade entre os países europeus foi fundamental para solidificar o crescimento econômico da região. Em 1950, a França lançou o Plano Schuman, que visava acabar com as rivalidades entre os países e criar laços de cooperação entre eles. Em 1957, essa iniciativa foi intensificada e doze países criaram o Mercado Comum Europeu (MCE). Com esta medida, a Europa Ocidental criava uma vasta área de livre circulação de mercadorias e capital, incrementando a economia da região. As medidas de integração comercial surtiram resultados muito positivos e em 1960 o PIB (Produto Interno Bruto) da Comunidade Europeia já era superior ao dos Estados Unidos. Em 1993, entrou em vigor o Tratado de Maastrich, que ampliava a participação de países na economia unificada (incorporou a Finlândia, Suécia e Áustria). Desde então a Comunidade Europeia passou a se chamar União Europeia (UE). As metas de unificação também foram ampliadas, inclusive com a criação de uma moeda única (o euro) circula entre 12 dos países da UE, que são 25 no total, e ainda tem 4 países pleiteando sua entrada. O euro entrou em vigor no 1º de janeiro de 2002. Atualmente, a União Europeia é o bloco econômico com maior estabilidade e com o maior grau de coesão entre os países que o compõem. A UE é o único bloco econômico que tem moeda própria e que já derrubou as barreiras físicas entre seus membros com o passaporte europeu.
Além destas medidas, foi criado o Parlamento Europeu, com sede em Estrasburgo, no nordeste da França. O Parlamento Europeu representa um esforço de constituição de uma efetiva unidade política entre os países membros da UE. Além dessa instância, foi criado um banco central para coordenar as atividades da economia unificada. A grande força econômica que surge com a Europa unificada é a Alemanha, país mais rico do continente.