África, cinco regiões naturais em um só continente
O continente africano não se resume apenas àquelas “paisagens de safári” que vemos na televisão ou nas revistas. Ele apresenta uma diversidade de climas, de relevos e de vegetação. Como sabemos que esses elementos precisam ser considerados em conjunto, temos que o clima influencia a vegetação e vice-versa. A África apresenta cinco tipos de clima e cinco tipos de vegetação.
Quanto ao clima, há predomínio das altas temperaturas e baixos índices pluviométricos, variando nos cinco tipos descritos abaixo:
• Clima temperado: aparece em áreas restritas do continente africano, correspondendo a áreas montanhosas, como o Planalto da Etiópia, trechos do planalto dos Grandes Lagos e na Cadeia do Cabo. Nesses lugares, as médias térmicas são inferiores a 18 ºC, e o índice pluviométrico anual situa-se em torno de 1.200 mm. Nos picos das altas montanhas, como o Monte Kilimanjaro e o Monte Quênia, as neves são eternas.
• Clima equatorial: como você sabe, este clima caracteriza-se por altas temperaturas médias (25 a 30 ºC) e grande pluviosidade. Está mais presente ao longo da bacia do rio Congo, especialmente no Gabão, no Congo, na República Democrática do Congo e na porção leste da ilha de Madagascar.
• Clima tropical e semiárido: este pode ser dividido entre úmido e seco. As temperaturas médias anuais são também elevadas, cerca de 25 ºC, e a pluviosidade varia de região para região. Próximo aos trópicos, ocorre o clima tropical seco, e, próximo ao Equador, as chuvas são abundantes. No Sahel, a agricultura é prejudicada no período de secas prolongadas, agravando a situação alimentar da população.
• Clima desértico: Esse clima abrange os desertos da Namíbia, do Kalahari e do Saara, bem como a região desértica da Somália e de Djibuti, caracterizando-se por grandes oscilações de temperatura no decorrer de um mesmo dia. Durante o dia, o calor é intenso, atingindo cerca de 50 ºC; à noite, em virtude da perda rápida de irradiação solar na atmosfera, as temperaturas caem para cerca de 10 ºC ou até menos. As chuvas são escassas e irregulares.
• Clima mediterrâneo: abarca os extremos norte e sul do continente africano – Marrocos, Argélia e Tunísia, ao norte, e da África do Sul, ao sul. As temperaturas médias anuais situam-se entre 15 ºC e 20 ºC. Corresponde a áreas de cultivo de oliveiras, de vinha e de frutas.
A vegetação africana varia como nos seguintes exemplos:
• Floresta equatorial: surge nas áreas de clima equatorial, onde o índice pluviométrico é mais elevado. Está presente na bacia do rio Congo e em alguns trechos do litoral do golfo de Guiné, Nigéria, Gana e Costa do Marfim. Possui grande variedade de espécies vegetais, sendo sua madeira largamente explorada pela indústria madeireira.
• Savana: á a paisagem que logo nos vem à cabeça quando pensamos na África. Ocupa principalmente as áreas de ocorrência de clima tropical úmido. A savana é encontrada logo ao norte e ao sul da floresta equatorial, a oeste da ilha de Madagascar, Moçambique e em trechos da África do Sul. A savana é uma vegetação herbácea, onde os solos são arenosos, e arbustiva, onde há maior pluviosidade. Ela é o habitat dos animais de grande porte. As savanas abrangem cerca de 40% do território africano.
• Estepe: ocorre nas áreas compreendidas entre as savanas e os desertos, em trechos de menor índice pluviométrico, de clima tropical seco. As estepes, onde predominam as gramíneas, são utilizadas para a criação de gado.
• Vegetação desértica: aparece nos desertos africanos, em forma de pequenos tufos. Apenas nos oásis, em virtude da maior umidade, surgem concentrações vegetais, destacando-se a tamareira.
• Vegetação mediterrânea: surge nas áreas de clima mediterrâneo e é formada, em alguns trechos, por florestas de pinheiros e carvalhos. Predominam as culturas de oliveiras, de vinhas e de frutas.