Comunicações e transportes
Quando falamos de comunicações e transportes, estamos falando de circulação. A circulação tem grande significado geográfico; ela depende tanto das condições naturais de um lugar, que poderão facilitar ou dificultar um traçado viário, como das técnicas, através das quais será realizada.
A circulação também modifica o espaço, uma vez que cria condições para que surjam novas atividades e transformações nos sistemas de produção e consumo.
Em relação aos transportes, a circulação compreende homens e bens; em relação às comunicações inclui as imagens, sons, palavras e ideias, ou seja, a informação.
A evolução do extraordinário progresso dos meios de transporte e das telecomunicações teve início com a revolução dos transportes provocada pela Revolução Industrial na Europa e na América do Norte, e ganhou fôlego com a construção de ferrovias e hidrovias no século XIX. No século XX, podemos apontar como marcos desse desenvolvimento a popularização do automóvel e o surgimento do avião. O progresso nas áreas de transportes e comunicações acarretou uma evolução também nas demais áreas da economia, a indústria, o comércio, e a agropecuária.
Em termos de comunicações, o aumento da capacidade de computadores, softwares e satélites, além dos cabos de fibra óptica, permitiram que as informações econômicas, financeiras e o próprio fluxo de capital se tornassem mais globalizados.
Do ponto de vista do custo para o capital produtivo, existem transportes mais eficientes que outros. A indústria, por exemplo, que a todo tempo se relaciona com o mercado consumidor e os centros fornecedores de seus produtos, sempre procura locais estruturados em termos de transportes, buscando custo, segurança e otimização do tempo. Veja ao lado a composição da infra-estrutura segundo o nível de renda dos países!
Tempo e custo são inversamente proporcionais, isto é, quanto mais barato for o transporte, mais lento ele é; e quanto mais rápido e seguro, mais caro fica. Assim, do ponto de vista do custo, temos a seguinte ordem dos transportes: hidrovia, ferrovia, rodovia e transporte aéreo.
A indústria pesada, por sua própria natureza, utiliza-se do transporte hidroviário ou ferroviário; já as indústrias leves podem recorrer mais facilmente aos transportes rodoviário e aéreo.
Todos os países, mas especialmente os subdesenvolvidos, têm dificuldades para conseguir os investimentos necessários para os projetos de infra-estrutura, como os transportes e as comunicações. Esses investimentos são geralmente feitos por órgãos governamentais, sempre em estado precário de déficit público. É por isso que existe a tendência de se fazer parcerias com a iniciativa privada, ou mesmo de transferir totalmente as empresas estatais para o capital privado, seja ele nacional ou estrangeiro.