Mapas
Você com certeza já viu muitos mapas. Mas você sabe o que é um mapa?
Você deve ter em sua casa muitas fotos suas de quando era bebê, das suas festas de aniversário, da sua família, de alguns amigos, daquela festa junina na escola, e muitas outras. Um mapa é como um retrato, é um desenho de um lugar ou de uma região. Ele traz a imagem de um determinado lugar (cidade, estado, meio rural, floresta) em um determinado momento (hoje, no ano de 1800, em 1500, etc). E assim como em uma fotografia, o desenho do mapa também é sempre menor do que o lugar verdadeiro que ele representa. Você tem alguma fotografia do mesmo tamanho que o seu?
Mas, então para que existem tantos mapas? Para que os homens fazem os mapas? Apenas para guardarem como lembrança, assim como os retratos? Claro que não.
Como já conversamos antes, os mapas são feitos para facilitar nossa orientação no espaço e para conhecermos melhor as características, e mudanças que ocorreram em determinado local ou região. Por exemplo, quando você olha uma foto sua de quando era bebê e compara com uma hoje.
Você fica sabendo quantas mudanças ocorreram em seu corpo, sua altura aumentou, seu cabelo mudou, você já tem dentes, e até algumas espinhas. Um mapa também pode nos mostrar algumas características de um lugar e como elas foram mudando através dos tempos.
Observe o mapa ao lado você pode ver quais são os povos que vivem no contiente africano, e em quais regiões eles se concentram.
Observando bem o mapa acima, vemos que quem criou o mapa usou alguns símbolos para representar os povos africanos. Os triângulos marons representam os pigmeus. Os pontinhos pequenos concentrados em uma região do mapa, representam os povos hotentotes e bosquímanos. Os traços horizontais concentrados em uma região do mapa representam uma minoria branca, etc. Esses símbolos ou desenhos que representam objetos (pessoas, rios, estradas, montanhas,etc) dentro dos mapas são conhecidos como convenções cartográficas.
As convenções cartográficas foram criadas pois é impossível desenhar nos mapas as coisas como elas são na realidade. Imagine o criador do mapa acima ter que desenhar todas as pessoas, de todos os povos africanos no mapa. O mapa viraria uma bagunça, e não conseguiríamos ver nada. Assim, para tornar os mapas mais claros, foram criados os símbolos que representam os objetos.
Mas, para entendermos o que os símbolos significam dentro do mapa precisamos da legenda. A legenda explica o significado de cada símbolo do mapa. Sem a legenda não saberíamos o significado dos símbolos.
Por exemplo, no mapa acima se não houvesse legenda (observe a imagem ao lado). Os triângulos seriam apenas triângulos desenhados no mapa, pois não saberíamos que eles representam os pigmeus.
Graças as convenções cartográficas explicadas pelas legendas, os mapas podem nos mostrar uma enorme quantidade de informações diferentes. O tipo de informação mostrada por um mapa (relevo, rios, pessoas, cidades, etc), determina o tipo de mapa que ele é (político, climático, hidrográfico, etc). Conheceremos os tipos de mapas existentes na próxima página.