Rochas sedimentares
Quando as rochas ficam expostas a grandes variações de frio, calor ou à consecutiva ação da água e do gelo, a matéria de que são feitas tende a se desintegrar (aos poucos), liberando grãos ou partículas chamadas sedimentos. Assim, as rochas sedimentares são formadas por partículas ou sedimentos que se desprendem de outras rochas.
Com o tempo, essas partículas são carregadas pela água e pelo vento, depositando-se nas áreas mais baixas dos terrenos. O acúmulo desses sedimentos, junto à pressão que as camadas mais antigas sofrem das camadas mais recentes, depositadas por cima, causa sua compactação. Esse processo é chamado de compactação ou litificação, dando origem às rochas sedimentares.
Em geral, as rochas sedimentares são estratificadas, isto é, apresentam estratos (camadas) de cores e texturas variadas que atestam a deposição de diferentes sedimentos em diferentes épocas. Os sedimentos, além de se originarem de outras rochas, também podem ser feitos de matéria orgânica; por exemplo, o acúmulo de restos de conchas marinhas pode formar uma rocha sedimentar conhecida como calcário. Outro exemplo de rocha sedimentar é o arenito.