O ciclo da água
A água que existe no planeta está sempre em movimento, mudando constantemente de lugar e de estado físico. Ela congela quando a temperatura é muito fria, se condensa quando a temperatura cai, evapora no calor intenso, corre do rio para o mar, etc. Esse movimento constante da água na natureza é conhecido como Ciclo da Água.
Vamos conhecer esse ciclo?
Com o calor, as águas dos rios, lagos, lagoas, poças, oceanos, mares, entre outros evaporam e vão para a atmosfera em forma de gotículas de vapor de água. Esse vapor de água da atmosfera sobe para camadas mais altas, e quando encontra temperaturas mais baixas nessas altitudes maiores ela se condensa, caindo na superfície terrestre em forma de chuva, granizo ou neve.
A água da chuva vai novamente para os rios, lagos,mares, etc. Ou se infiltra no subsolo formando os lençóis de água subterrâneos. Essa água dos lençóis subterrâneos, pode ser extraída pelo homem através de poços, ou pode aflorar naturalmente na superfície como fontes ou nascentes de rios. Os rios deságuam em outros rios, mares ou lagos, e assim essa água poderá evaporar novamente.
Quando a precipitação é em forma de neve, ela pode derreter e da mesma forma que a chuva se infiltra no subsolo ou ir para os rios, lagos,mares, etc. Em lugares muito frios, como nas zonas polares, a neve pode dar origem às geleiras. As geleiras também se derretem parcialmente no verão, assim a água acaba voltando para os rios e oceanos.
O Ciclo da água é muito importante para nosso planeta. Sem as chuvas não haveria agricultura, os animais e as plantas não sobreviveriam. Os rios, mares e também as chuvas são, como já vimos, agentes de mudança de relevo, provocando erosão nas partes elevadas e acúmulo de sedimentos nas partes mais baixa.