Mata Atlântica
A floresta latifoliada tropical úmida da encosta faz parte da floresta latifoliada tropical; ela possui grandes trechos bastante expostos a ação intensa das massas de ar úmido provenientes do oceano Atlântico; nessas áreas, a floresta é muito densa, praticamente impenetrável, sendo conhecida como Mata Atlântica. Veja no mapa!
A Mata Atlântica possui muitas das características da Floresta Amazônica; a diferença mais marcante é a topografia que, no caso da Mata Atlântica, é mais íngreme e variável.
Originalmente, tal formação vegetal possuía uma área equivalente a um terço da Amazônia, estendendo-se do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, alargando-se bastante em Minas Gerais e em São Paulo.
Você sabia que cerca de 70% da população brasileira vive na região da Mata Atlântica? A área original dessa floresta abriga a maioria das cidades e regiões metropolitanas do país, com seus polos industriais, polos portuários e petroleiros. Não é difícil imaginar porque a Mata Atlântica é uma das florestas mais devastadas do mundo, não é mesmo?
Apesar de toda essa devastação, a riqueza das espécies vegetais e animais é muito grande. Em alguns trechos da floresta os níveis de biodiversidade são considerados os maiores do mundo; é na Mata Atlântica que vive a maioria das espécies animais brasileiras ameaçadas de extinção: o mico-leão dourado, a onça pintada, a ararinha azul, entre outros.
A Mata Atlântica abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco.