Expansão territorial dos Estados Unidos
Entre o fim do século XV e o começo do XVI, navegadores contratados pela Inglaterra e pela França desembarcaram na porção norte do continente americano.. Só mais tarde, durante o século XVII, é que se iniciou a colonização do território que hoje forma os Estados Unidos pelos ingleses.
A colonização e formação dos Estados Unidos teve início com a chegada dos puritanos, em 1607. Ao longo do século XVII, outros foram chegando e o povoamento na faixa litorânea leste foi se estabelecendo. Logo no início do século XVIII, estavam formadas as treze colônias inglesas na América, que dividiam o território nacional como você pode observar na figura ao lado.
O Tipo de colonização desenvolvida nos Estados Unidos é chamada de colonização de povoamento, que tem o intuito de povoar e desenvolver nas colônias um novo país, e não apenas explorar um território cuja única função é a produção de produtos para a exportação.
Desse modo, apesar de colônia da Inglaterra, os Estados Unidos mantiveram relativa autonomia, e conseguiram desenvolver a indústria e o comércio dentro de seu território. Em 1776, depois de uma guerra de independência contra a Inglaterra, as treze colônias tornaram-se um novo Estado, livre e independente da sua antiga metrópole.
Outro fator muito importante para a expansão do território americano foi a Conquista do Oeste, que teve início no ano de 1803. Veja a imagem ao lado. Os colonos se lançavam para dentro do território americano em caravanas em busca de novas terras onde pudessem se estabelecer, plantar e serem donos de suas próprias terras.
Essa política de expansão estendeu as fronteiras americanas até o Oceano Pacífico, o que, junto com a compra de algumas áreas como da Louisiana e do sul do Arizona e guerras com o México para a aquisição de territórios, deu aos Estados Unidos seus limites territoriais atuais. Veja na imagem ao lado o território atual dos Estados Unidos.