O Sistema Solar
O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que gravitam em torno do Sol, além de gás e poeira interplanetários.
Cada um desses corpos celestes se mantém em sua respectiva órbita em virtude da imensa força gravitacional exercida pelo Sol, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do Sistema Solar são os oito planetas, que giram ao seu redor, descrevendo órbitas elípticas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que antes era o nono planeta do sistema solar, desde 2006 foi reclassificado como planeta anão devido a IAU (Assembleia Geral de União Astronômica Internacional) e os novos critérios de classificação que ela estabeleceu.
Os oito planetas que viajam em torno do Sol descrevem órbitas estáveis, e sua maioria possui satélites naturais. O Sol não está exatamente no centro dessas órbitas, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.
Já os asteroides e os cometas são resíduos do Sistema Solar primitivo.
Origens
Há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, teve início a formação do Sistema Solar.
Tudo aconteceu a partir de uma nuvem de gás e de pó que entrou em colapso em virtude de seu próprio peso, que, devido a seu movimento de rotação, formou um disco ao redor do Sol que nascia. Esse era o Sistema Solar primitivo.
O movimento de rotação do Sistema Solar primitivo prosseguiu, e a matéria sólida presente no disco começou a aglomerar-se. Alguns aglomerados de matéria mediam vários quilômetros. No centro, o Sol liberava uma enorme quantidade de calor, o que provocou a aglomeração da matéria. A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o Sol.
Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os corpos congelaram; perto dele, ao contrário, o gelo evaporou, restando apenas rochas e metais.
Assim, no Sistema Solar exterior, formaram-se quatro grandes massas que deram origem aos planetas gigantes gasosos; sua intensa gravidade favoreceu a constituição de densas atmosferas.
Mais próximos ao Sol, formaram-se os planetas terrestres.
Entre 1995 e 1996, foram descobertos cerca de 12 novos planetas, todos eles localizados fora do Sistema Solar.
Todo o Sistema Solar, em conjunto com as estrelas visíveis numa noite clara, orbita em volta do centro da nossa galáxia, um disco em espiral com aproximadamente 200 bilhões de estrelas, a qual chamamos de Via Láctea.