Recursos naturais
Com toda a questão ambiental que vemos na mídia, é de fundamental importância discutir a ideia de recurso natural.
Afinal, recurso natural e natureza são sinônimos? Isto é, quando nos referimos a um recurso natural, estamos nos remetendo à natureza, de fato?
Uma indagação é premissa básica: o recurso natural é recurso para quem?
Se a resposta é, evidentemente, que o recurso natural é um recurso para o ser humano, uma outra questão se coloca: o que é recurso natural para o ser humano contemporâneo também era recurso natural para o homem de antigamente?
A partir desses questionamentos, podemos chegar a uma definição razoável de recurso natural: um conjunto de elementos da natureza que são importantes para a vida humana, sendo valorizados, porém, de formas diferentes em função do momento histórico e das diversas culturas existentes.
Assim, a ideia de recurso natural, apesar do nome, tem o ser humano em seu âmago, e não a natureza.
Os recursos naturais mudam de acordo com a história; o que é recurso natural hoje pode não ter sido no passado e pode deixar de sê-lo no futuro.
Um bom exemplo, bastante usado nas discussões sobre essa questão, é o do urânio.
Hoje, chamamos o urânio de recurso mineral, pois ele é uma importante matéria-prima aplicada na produção de energia nuclear.
O urânio é considerado recurso natural porque serve a uma dada tecnologia desenvolvida que não existia no passado e que, talvez, não exista no futuro, já que a produção de energia nuclear não é um processo seguro e tampouco é o tipo de insumo imprescindível para a vida em sociedade; pelo contrário, serve mais para destruir do que para criar.
Portanto, o fato de os seres humanos usarem os recursos naturais considerando apenas seus interesses imediatos, o fato de os usarem de forma incessante e exagerada, sem a preocupação com as gerações que virão, é altamente questionável.
A ideia e o uso que se faz no mundo atual dos recursos naturais são totalmente contrários à ideia de desenvolvimento sustentável - uma contradição das mais reveladoras.