Efeito estufa
A atmosfera terrestre é composta por vários gases. Alguns deles retêm na atmosfera o calor recebido pela energia solar, mantendo a Terra aquecida. Esse fenômeno é conhecido como efeito estufa. Sem a ação do efeito estufa, o planeta Terra seria cerca de 15ºC mais fria, e a vida, inviabilizada.
No entanto, a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera terrestre, provenientes da queima de combustíveis fósseis (como carvão e derivados do petróleo) e das atividades industriais têm acentuado o efeito estufa, provocando o aumento da temperatura na superfície terrestre.
Ano/concentração de CO2 na atmosfera (partes por milhão) 1965 - 320 1970 - 325 1975 - 330 1980 - 340 1985 - 350 1990 - 360 |
Esses gases funcionam como barreiras para a dispersão do calor proveniente do aquecimento solar, mas a sua presença em exagero na atmosfera causa uma retenção de calor acima do normal, podendo provocar um superaquecimento climático. Veja na tabela ao lado como se deu o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera da Terra. A seguir, acompanhe alguns dados que indicam o aquecimento climático da Terra.
- Se o ritmo atual de emissões de gases continuar, a concentração de dióxido de carbono duplicará até o final do século. O resultado será um aumento médio da temperatura da Terra em cerca de 1°C.
- Nos últimos 50 anos, os Alpes na Europa tiveram sua cobertura de gelo diminuída em 50%.
- A temperatura média atual é 0,5 grau superior à de 1860, o que representa um aumento enorme para um período de apenas 130 anos.
- A temperatura média da Terra é hoje 4°C acima do que era na última idade do gelo, cerca de 13 mil anos atrás.