Exoplanetas
Há muito tempo, temos nos perguntado se “estamos sós no Universo”. Como vimos, há diversas tentativas de busca por vida no Sistema Solar.
Como as distâncias além do Sistema Solar são muito grandes, com nossa tecnologia atual, é impossível fazer qualquer exploração em outros sistemas. A maior velocidade possível para um corpo, segundo a Teoria da Relatividade, é a velocidade da luz: aproximadamente 300 mil km/s.
A estrela mais próxima do Sol é alpha-centauri, a mais brilhante da constelação do Centauro. Ela está a cerca de quatro anos-luz, ou seja, quando a observamos, vemos a luz que ela emitiu há quatro anos.
Porém, mesmo não podendo viajar para outros mundos, é possível conhecer sobre eles, já que temos acesso à sua luz, observando pelos telescópios. A luz de um astro fornece uma quantidade enorme de informações preciosas. É possível conhecer sua composição química (estudada pela Espectroscopia), sua temperatura, seu tamanho, sua distância e diversas características inferidas a partir de modelos físicos.
Nos últimos anos, foram descobertos centenas de exoplanetas. Mas, como os cientistas conseguem encontrá-los?