O Sol
O Sol, astro que fornece luz e calor para nós aqui na Terra, é apenas uma dentre bilhões de estrelas que existem na nossa galáxia, a Via Láctea . Ele fica a uma distância de, aproximadamente, 30 mil anos-luz do centro da Via Láctea. Veja, na figura ao lado, que nossa galáxia possui braços espirais, e o Sol, junto com o Sistema Solar, está localizado em um deles.
No Sol, temos 99% de toda a massa contida no Sistema Solar. Essa estrela realiza uma série de movimentos no espaço. Por exemplo, ele gira em torno do centro da galáxia e em torno de si mesmo. Para completar uma volta em torno do centro da galáxia, ele demora cerca de 200 milhões de anos! Já para dar uma volta em torno de si mesmo, ele demora, mais ou menos, 27 dias, quase um mês.
A luz das estrelas que observamos à noite viaja milhares de quilômetros para chegar até o nosso planeta. Nenhuma dessas estrelas está tão próxima de nós quanto o Sol. Isso porque essas outras estrelas estão bastante espalhadas pela galáxia.
Quando comparamos o Sol com outras estrelas, vemos que ele não é tão grande quanto parece ser. Ele é apenas 109 vezes maior que a Terra! E, mesmo assim, possui brilho, idade e tamanho medianos frente a outras estrelas da Via Láctea, como a estrela Sírius. A distância do Sol até a Terra é de apenas 0,000015 anos-luz, enquanto Sírius fica a 8,6 anos-luz! Seu tamanho também é muito menor do que outras estrelas, como mostra a figura ao lado.
O Sol também está evoluindo, assim como outras estrelas. De agora em diante, ele ainda vai esquentar, bastante até se tornar uma estrela do tipo gigante vermelha. Nessa fase de sua vida, o Sol deve explodir, e essa explosão vai fazer com que nada sobre aqui na Terra! Mas, não se preocupe, porque isso ainda vai demorar cerca de 8 milhões de anos para acontecer. Depois da explosão, o Sol começará a esfriar e a diminuir de tamanho, e, no fim de sua vida, será uma estrela do tipo anã branca.
Por ser uma estrela, o Sol é uma enorme esfera de gás incandescente que emite muita energia e luz. Podemos entender sua estrutura interna comparando essa estrela com uma “cebola”, que tem internamente várias "camadas". As camadas do Sol, de dentro para fora, são: o núcleo, a zona de radiação, a zona de convecção, a fotosfera e a coroa, ilustradas na figura ao lado.
Essas camadas possuem características diferentes umas das outras. A temperatura no centro é dez vezes maior que a temperatura da coroa, cerca de 1 milhão de Kelvin. É no centro que quase toda a energia emitida pelo Sol é gerada. Essa energia, a luz que o Sol emite, é gerada numa reação que transforma o elemento químico hidrogênio em hélio.
As regiões radiativa e convectiva são zonas de transição entre o centro e a coroa. A fotosfera é a região do Sol que podemos ver.
A coroa é aquela região que fica sobressalente quando acontece um eclipse do Sol. O tipo de gás que a constitui é o chamado plasma, e a coroa se extende por milhares de quilômetros no espaço.
Mas, é importante ressaltar que o Sol é o centro do nosso Sistema Solar. Em torno do Sol, giram a Terra e mais sete planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, além de cometas e asteroides.