As marés
O fenômeno das marés é conhecido há bastante tempo e sempre se cogitou que a Lua fosse responsável por ele. O que acontece é que não só a Lua, mas também o Sol influenciam a Terra por meio da atração gravitacional que, lembre-se, varia com o inverso do quadrado da distância!
As marés causadas pela Lua se dão por uma diferença de atração gravitacional entre a Lua e a Terra sobre os lados opostos do nosso planeta. Isso porque a força gravitacional varia com a distância. Ou seja, ela é mais forte sobre o lado da Terra que está mais próximo da Lua e mais fraca do lado oposto, mais afastado dela. O lado mais próximo da Lua adquire maior aceleração na sua direção do que o lado oposto. Acontece que quem vai na direção da Lua são as águas do mar!
Como a Terra dá uma volta em torno de si mesma no período de 24 horas, cada ponto da Terra cruza as protuberâncias do desenho acima duas vezes. Por isso, observamos duas marés altas por dia. Mais ou menos seis horas depois que acontece uma maré alta, vem a maré baixa. O ciclo das marés altas demora 24 h 50min, exatamente o tempo necessário para a Lua dar uma volta completa em torno da Terra. Por isso, as marés não acontecem todo dia no mesmo horário.
Além das marés formadas pela Lua, temos as marés formadas pela atração gravitacional do Sol. O mecanismo é o mesmo. Mas a força gravitacional do Sol contribui apenas com 50% do efeito de maré provocado pela Lua. O Sol não causa marés maiores porque está muito distante de nós. Assim, a diferença de atração nos lados diferentes da Terra é muito pequena: 0,017%, enquanto que a diferença provocada pela Lua é 6,7%.
Quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, as marés produzidas pelo Sol e pela Lua coincidem. Temos marés altas acima da média e marés baixas abaixo da média. Essas marés se chamam Marés de Sizígia e acontecem nas Luas Nova e Cheia. Porém, quando a Lua está no caminho entre a Terra e o Sol, os efeitos do Sol e da Lua anulam-se parcialmente e as marés alta e baixa tem valores abaixo da média. São as Marés de Quadratura.
Outros fatores influem na formação das marés, mas não são determinantes. São eles: inclinação do eixo terrestre; o formato do fundo do mar; ventos marítimos e pressão atmosférica . É importante atentar que o fenômeno das marés também acontece com a atmosfera e a crosta terrestre, e não somente com as águas do mar, e os fenômenos são mais intensos nas marés de Sizígia. Nessa época, temos clima propício para erupções vulcânicas e terremotos.