A grande mancha negra de Netuno
Netuno é um dos planetas gasosos do Sistema Solar, sendo basicamente formado pelos gases hidrogênio, hélio e metano. A coloração azulada desse planeta se deve principalmente ao composto orgânico metano, encontrado em grandes quantidades em sua atmosfera.
Sendo o planeta mais distante do Sol, a duração de um ano em Netuno é, aproximadamente, 164 anos terrestres. Outro fato decorrente da sua grande distância do Sol é sua baixa temperatura média, cerca de -193ºC. Outras curiosidades desse planeta são apresentadas na figura ao lado.
Uma outra curiosidade desse planeta é a existência de uma grande mancha negra ou grande mancha escura em sua superfície, como mostra a figura ao lado. Essa mancha tem, aproximadamente, o tamanho de nosso planeta Terra. Ela é semelhante à grande mancha vermelha de Júpiter, sendo também um grande furacão em constante movimento.
A descoberta de Netuno foi muito interessante na Astronomia. A partir de cálculos matemáticos que procuravam prever as futuras posições de Urano no Sistema Solar, constatou-se que a órbita desse planeta apresentava algumas perturbações que poderiam ser causadas por influência da força gravitacional de outros planetas próximos a Urano.
Assim, Netuno foi descoberto a partir de cálculos matemáticos sobre a órbita do planeta Urano, sendo observado com um telescópio, somente depois de sua descoberta.
Após Netuno, há o planeta anão Plutão. Você conhece a história do rebaixamento de Plutão para a categoria de planeta anão?