A Via Láctea
Foi só a partir da década de 1920 que se consolidou a ideia de que existem milhares de galáxias espalhadas pelo Universo. A nossa galáxia ganhou o nome Via Láctea, e, hoje, estima-se que ela tenha quase a mesma idade do Universo, cerca de 13 bilhões de anos.
Se um raio de luz sair de uma ponta da Via Láctea, levará mais ou menos 100 mil anos para chegar até a outra ponta! A população da nossa galáxia é de mais de 100 bilhões de estrelas, incluindo o Sol.
Acredita-se que a nossa galáxia tenha um formato espiral com quatro braços, como você pôde ver pela figura. Ela é dividida em três regiões: o bojo, o halo e o disco galáctico. O centro da nossa galáxia tem muitas estrelas com idades diferentes. Por conter muitas estrelas, o bojo também abriga muito gás e poeira.
No halo galáctico, ficam os aglomerados globulares, que são grupos de estrelas velhas. Portanto, o halo tem muitas estrelas antigas, estrelas vermelhas e velhas, quase tão velhas quanto o Universo! Na nossa galáxia, existem dois tipos de grupos de estrelas: os aglomerados abertos, com estrelas mais jovens, e os aglomerados globulares. Não há muita poeira ou gás no halo.
Os braços espirais ficam na parte chamada disco galáctico, onde também ficam as nebulosas planetárias e os aglomerados abertos. O Sistema Solar também fica no disco - a distância dele até o centro da galáxia é de cerca de 7,5 Kpc (aproximadamente 28 mil anos-luz). O Sol, junto com todo o Sistema Solar, demora 250 milhões de anos, com uma velocidade de aproximadamente 200 km/s, para dar uma volta completa em torno do centro galáctico.
Que tal continuar a estudar sobre as dimensões do universo?