Circuitos elétricos em série e paralelo
Para que uma corrente elétrica contínua percorra um condutor, é necessário que o condutor esteja ligado a um gerador de tensão.
Se tivermos um condutor e um gerador de tensão unidos entre si, podemos dizer que temos um circuito elétrico, que é sempre constituído pelo conjunto de condutores e dispositivos (um ou mais) ligados uns aos outros e conectados aos polos de um gerador de tensão. Como o percurso da corrente é fechado, dizemos que ela circula no circuito.
Um dos circuitos mais simples é aquele constituído por um fio metálico ligado aos polos de um gerador de tensão.
É claro que há circuitos mais complexos, com outros componentes, tais como o circuito ao lado, que, além do fio metálico e do gerador de tensão, contém um amperímetro e um tubo de descarga, no qual a corrente elétrica passa através de um gás rarefeito, tal como ocorre nos anúncios de letreiros luminosos.
Sempre fluirá corrente no circuito desde que ele esteja fechado, ou seja, que não apresente interrupções. Quando o circuito é interrompido, a corrente elétrica deixa de fluir através dele. Nesse caso, dizemos que o circuito está aberto.
Independentemente do número de componentes (condutores, geradores de tensão) que façam parte de um circuito elétrico, eles só podem estar unidos de duas maneiras: ligação em série ou em paralelo. Vamos examinar as características dessas duas ligações.
- Ligação em Série: dois ou mais componentes de um circuito estão ligados em série quando estão dispostos em sequência, um após o outro. Desse modo, todos eles são percorridos pela mesma corrente elétrica
- Ligação em Paralelo: dois ou mais componentes de um circuito estão ligados em paralelo quando suas extremidades se encontram unidas em dois pontos diferentes.
Numa casa, o projeto elétrico prevê que os equipamentos elétricos (lâmpadas, máquina de lavar, televisão, computador etc) sejam ligados em paralelo. Se fossem ligados em série, eles precisariam funcionar todos juntos, sendo que, se desligássemos qualquer um deles, o circuito se abriria, interrompendo o funcionamento dos demais equipamentos elétricos. Sendo assim, a ligação em paralelo nos permite usar cada um deles de maneira independente.
Para continuar seus estudos sobre circuitos elétricos, clique aqui.