A radiação ultravioleta
As radiações ultravioleta estão além do violeta, isto quer dizer que elas têm comprimentos de onda inferiores a 4.0 x 10-7m, atingindo até 10-8 ou 10-9m. Elas apresentam a propriedade de favorecer certas reações químicas, como as que formam ozônio nas camadas mais altas da atmosfera terrestre, e as que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Estas radiações são bastante nocivas para todas as formas vivas, por serem altamente energéticas. Este tipo de radiação eletromagnética é obtida quando um um elétron executa uma transição a partir de um estado fortemente excitado, emitindo assim um fóton de alta energia. O Sol também emite radiação ultravioleta, e de vários tipos, que podem ser prejudiciais ao ser humano. Os raios ultravioletas do Sol têm energia suficiente para ionizar os átomos do topo da atmosfera, criando assim a ionosfera.
Devido ao seu intenso efeito químico, esta radiação produz alterações químicas na pele humana, levando ao seu escurecimento através da produção da melanina. No entanto, uma exposição excessiva à luz ultravioleta pode provocar o câncer da pele. A camada de ozônio existente na atmosfera absorve o que poderia constituir feixes letais desta radiação. Por isso a diminuição desta camada é tão perigosa para as pessoas.
Sabemos que, de toda radiação que o Sol emite, apenas a luz visível pode ser detectada pelos nossos olhos. Para detectar essas formas de radiação invisíveis aos olhos humanos são necessários aparelhos especiais. Entretanto, alguns animais, como as abelhas e os pombos, são sensíveis aos raios ultravioletas.
A radiação ultravioleta pode ser dividida em três regiões, o UV-A, o UV-B e o UV-C. Cada uma delas interage diferentemente com os seres vivos e o ambiente. Na figura ao lado, você pode conhecer um pouco mais sobre essa subdivisão.
Alguns usos dessa radiação em nossa vida diária:
- A grande atividade química das radiações ultravioletas confere-lhes poder bactericida, sendo aproveitado na esterilização de alguns produtos, como a água;
- Algumas substâncias quando sujeitas às radiações ultravioletas emitem luz visível. Os átomos dessas substâncias, chamadas fluorescentes, absorvem a radiação ultravioleta (invisível), e irradiam radiação visível para o ser humano. Os ponteiros de alguns relógios contêm vestígios dessas substâncias para serem visíveis à noite;
- Outras substâncias, designadas fosforescentes, mantêm a emissão de luz visível durante algum tempo depois de terem sido sujeitas a radiação ultravioleta. Devido a essas propriedades de fluorescência e fosforescência, as radiações ultravioletas são utilizadas para detectar fraudes (notas ou bilhetes falsificados, cartões de créditos clonados etc);
- A "luz negra" usada em iluminação de eventos é uma lâmpada de ultravioleta que pode produzir efeitos de fluorescência e fosforescência, como foi dito acima. Usar esta luz em tecidos brancos gera um efeito visual muito bonito;
- Um exemplo de equipamento que usa este tipo de radiação: os telescópios que operam na faixa ultravioleta do espectro eletromagnético.