Física - Introdução
Desde a sua aparição na Terra, o homem se preocupa em entender o Universo que o cerca.
Interessou-se em explicar, por exemplo, por que o trovão faz barulho, como se vê a luz de um relâmpago, por que os corpos têm cores diferentes, por que os planetas giram ao redor do Sol, como são os movimentos dos objetos na superfície terrestre, por que os corpos são quentes ou frios.
Todos esses problemas, por mais diferentes que sejam, são estudados na Física. Ela é uma ciência que estuda todas as transformações que ocorrem com os materiais sem que haja alteração na estrutura dessa matéria.
Isso é o que iremos estudar agora. Veremos quais são as explicações que os cientistas deram para todas essas perguntas. Para isso temos que entender sobre:
O movimento dos corpos; o que são as forçase quais são elas; o que significa realizar um trabalho; o que é energia; porque as lâmpadas acendem; qual a diferença entre calor e temperatura; como é que enxergamos os objetos; porque eles possuem várias cores; quais são as propriedades do som; e porque os imãs atraem objetos metálicos.
Veja como é importante entendermos todos esses temas...
Imagine que você está fazendo uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro, pois precisa ir ao médico. Você tem hora marcada no médico e precisa saber quanto tempo levará para chegar no Rio de carro, pois, assim, saberá qual o horário que tem que sair de São Paulo. Como é que você descobre isso? Se você já tiver estudado os movimentos dos corpos, tenho certeza que não teria nenhuma dificuldade em calcular qual seria o tempo gasto nessa viagem.
Vamos imaginar outra situação. Agora você é um chefe de obras em uma construção de um edifício. Surge um problema na sua obra: é necessário levar um bloco de pedra muito pesado até o quinto andar. Isso seria fácil se você possuísse máquinas modernas que fizessem isso por você. Mas a sua obra tem pouco dinheiro e terão que achar outra solução. O que você faria? Se você souber os conceitos de força, trabalho e máquinas você resolveria muito bem o problema com o uso de uma roldana ou de um plano inclinado.
Outra situação bem comum. Às vezes, quando vemos um raio, demoramos algum tempo para escutar o som. Por que será? Com o conhecimento das propriedades da luz e das ondas acústicas é possível responder a essa pergunta. Existem muitos outros exemplos que podemos enumerar, mas vamos parar por aqui, pois temos ainda muito que aprender...
Acho que já deu para perceber o porque é tão importante estudarmos os conhecimentos da física, não é mesmo?