Saiba Mais - Qual a diferença entre massa e peso de um corpo ?
Você não vai nem acreditar, mas o peso dos corpos é uma força. O peso é devido a ação da força gravitacional da Terra. Lembra dela? A Terra atrai os corpos que estão na sua superfície com a mesma intensidade que os corpos a atraem.
As forças, apesar de possuírem a mesma intensidade, não provocam os mesmos efeitos nos planetas e nos corpos. A Terra como possui uma massa muito maior do que a dos corpos nem sente a força agindo sobre ela. Já os corpos são atraídos para a Terra como resultado da força que age sobre eles, ficando assim presos na sua superfície.
Se não existisse força gravitacional, todos nós estaríamos flutuando.
Como o peso depende da força gravitacional, quanto menor essa força, menor será o peso. É por isso que se estivéssemos na superfície da Lua a nossa massa seria a mesma, mas o nosso peso seria bem menor. A massa não é uma força e por isso não se altera dependendo do lugar onde estamos. A massa pode ser definida como a quantidade de matéria que forma o corpo de qualquer objeto.
Os astronautas quando estão no espaço ficam flutuando, ou seja, possuem peso quase nulo, pois no espaço quase não há a ação da força gravitacional. A gravidade é quase zero.
Como o peso é uma força, ela também pode ser representada como um desenho. Dê só uma olhada.
Além disso, por ser uma força, pode ser calculado pela fórmula:
F = m x a, onde:
F = força peso
m = massa do corpo
a = aceleração da gravidade (que na superfície da Terra é sempre a mesma: 9,8 m/s2)
Essa aceleração só varia se a altura na qual o corpo está em relação à superfície também variar. Assim quando estamos em um avião que está voando, provavelmente o nosso peso será diferente, pois a aceleração da gravidade não será mais 9,8 m/s2.