Magnetismo
Há muito tempo atrás, os gregos.F2 descobriram que algumas rochas, vindas de uma cidade da Ásia menor chamada de Magnésia, atraíam pedaços de ferro.
Essas rochas eram formadas de um mineral de ferro chamado magnetita. Desde essa época todos os corpos que atraem objetos metálicos são considerados magnetizados e a propriedade de atrair esses corpos é chamada de magnetismo.
Qualquer corpo formado por material magnético é chamado de imã. Eles podem ser naturais, como a magnetita, ou artificiais como o ferro doce (gusa) ou o aço. Os artificiais precisam receber o magnetismo de algum outro corpo.
As formas de magnetizar um corpo são muito variadas. Por exemplo, ao atritar um objeto de aço, sempre no mesmo sentido, com a mesma extremidade de um imã, conseguimos transformar aquele objeto de aço em um imã por atrito.
Outra forma de obtermos um imã artificial é através do contato. Se colocarmos, por exemplo, uma agulha por um tempo encostada com um imã, esta se transformará em um imã artificial. Esses imãs artificiais podem ser permanentes, como os imãs de aço, ou temporários, como os de ferro.
Um imã pode ser dividido em três partes: polo norte, polo sul e linha neutra. Os polos são os lugares onde a atração é máxima e a linha neutra é onde ela é nula, ou seja, não existe. Será que se dividirmos um imã pelo meio teremos um imã apenas com polo sul e o outro apenas com polo norte?
Não é bem assim que as coisas acontecem. Toda vez que dividimos um imã, as metades se transformam novamente em imãs com polo norte, polo sul e linha neutra.
Outra propriedade de um imã é a que polos iguais se repelem e polos diferentes se atraem. Assim o polo sul sempre atrai o polo norte de um outro imã e o polo norte atrai e polo sul.
Existe um aparelho, chamado de bússola, que foi e ainda é muito usado pelos navegantes e desbravadores para a sua localização quando em terras ou mares desconhecidos. A bússola é feita de uma agulha imantada que indica onde é que se encontra os polos geográficos norte e o polo sul do nosso planeta.
Isso só acontece porque a Terra também é um grande imã devido a composição química do seu núcleo, que possui propriedades magnéticas. E, além disso, os polos magnéticos norte e sul estão quase que sobrepostos aos polos geográficos norte e sul.
Assim, o polo sul do imã da bússola aponta para o norte magnético, e consequentemente para o norte geográfico da Terra (lembre-se: apenas polos opostos se atraem). Os polos magnéticos não são exatamente os polos geográficos porque os polos magnéticos são desviados alguns graus do polo geográfico. Esse desvio deve ser calculado quando se quer saber com precisão onde é que está o polo geográfico através de um imã.
Ainda existem algumas propriedades do magnetismo para aprendermos. Vamos lá?