O sistema digestório
Já eram duas horas da tarde e nada! Não conseguia encontrar nenhum restaurante, lanchonete, supermercado, vendedor ambulante, enfim, qualquer lugar onde pudesse comprar alguma coisa para comer. O meu estômago roncava e minha boca salivava só de pensar em comida. Incrível como domingo à tarde essa cidade parece abandonada.
O jeito é esperar!
Três horas depois, o comércio foi aos poucos reabrindo, principalmente ao redor da praça aonde chegavam as pessoas que viriam para a missa das seis horas.
Finalmente pude degustar com muita vontade dois enormes sanduíches. Salivava tanto com o cheiro e a visão daqueles imensos sanduíches que tinha que tomar cuidado para não babar.
O primeiro lanche acabou em uma só mordida! Engoli-o quase que inteiro, sem mastigar direito. Sei que prejudiquei a sua digestão, mas não consegui me conter. Quase sem perceber já estava na metade do segundo lanche.
Ai que maravilha!! Até que enfim satisfeita!!
Sem dúvida, comer é uma atividade muito prazerosa! Mas, além disso, e talvez mais importante do que isso, comer é uma atividade essencial para a nossa sobrevivência, já que somos heterótrofos como a maioria dos seres vivos. Herbívoros carnívoros ou onívoros, qualquer que seja a comida de preferência, todos necessitam se alimentar de outros seres vivos para sobreviverem.
Além de prazerosa e essencial, comer é uma atividade muito trabalhosa. A boca, o estômago e inúmeros outros órgãos e glândulas entram em funcionamento cada vez que ingerimos algum tipo de alimento. Grande parte dos órgãos envolvidos no processamento do alimento ingerido faz parte do sistema digestório. Além do sistema digestório, o sistema nervoso, o sistema endócrino e alguns órgãos do sentido também estão envolvidos nessa atividade.
Todo esse trabalho tem como objetivo final transformar as moléculas complexas que compõe os alimentos em moléculas simples que podem ser absorvidas e utilizadas pelas células. Só assim as células poderão realizar as suas atividades básicas e essenciais (respiração, produção de proteínas, lipídeos e outras moléculas complexas, reprodução, crescimento, etc), mantendo o seu funcionamento e garantindo a sobrevivência do organismo.
Quer entender passo a passo o que acontece quando ingerimos um alimento? Então me acompanhe para as próximas páginas.