As doenças humanas
“O pulso ainda pulsa
Peste bubônica, câncer, pneumonia
Raiva, rubéola, tuberculose, anemia
Rancor, cisticercose, caxumba, difteria
Encefalite, faringite, gripe, leucemia
O pulso ainda pulsa”
(Titãs)
De todas as doenças presentes nesse trecho da música do Titãs, 11 são doenças causadas por algum microrganismo parasita do corpo humano. No restante da música, pelo menos outras 5 doenças são citadas entre os versos. E tenha a certeza que isso é apenas uma pequena parte das doenças causadas por parasitas do corpo humano.
Algumas são muito comuns, como por exemplo, as gripes e resfriados. Quem é que nunca ficou gripado?
Outras são mais raras e também mais graves como, por exemplo, a raiva e a AIDS, doenças que não têm cura.
Nem todas as doenças humanas são causadas por organismos parasitas. Nesses casos onde não há nenhum patógeno envolvido, a doença é causada por algum problema no funcionamento do próprio organismo. Qualquer órgão, tecido ou célula, que possua o seu funcionamento prejudicado acarreta problemas para todo o organismo, promovendo o aparecimento dos sintomas de uma doença. São exemplos dessas doenças: vários tipos de câncer, alguns tipos de anemia, esquizofrenia, distrofia muscular, alguns tipos de diabetes, entre outras.
Algumas dessas doenças são herdadas geneticamente, outras são adquiridas ao longo de vida, em decorrência da exposição do organismo a fatores que provocam danos a determinados órgãos ou tecidos.
Mas, voltando as doenças causadas pelos parasitas, você imagina quem são esses organismos inconvenientes que entram sem pedir licença, se alojam, comem da nossa comida e ainda provocam danos aos nossos órgãos e tecidos?
Vírus, bactérias, protozoários, fungos e até alguns animais. São milhões de organismos diferentes espalhados por todos os lugares, inclusive no ar, só esperando que o nosso sistema imune dê uma bobeada para que a infestação se concretize.
Na maioria das vezes, o nosso sistema de defesa impede a entrada e a proliferação dos parasitas em nosso corpo. No entanto, nem sempre ele consegue evitar a instalação desses organismos no corpo, já que, como já comentamos, são milhões deles espalhados por todos os lados. Assim ficamos doentes!! Mas, mesmo quando doentes o nosso sistema de defesa não nos abandona. Ele continua lutando contra o invasor até conseguir expulsa-lo. Em alguns casos podemos ajuda-lo com remédios que enfraquecem os invasores, mas em outros, o que nos resta é aguardar para que a batalha chegue ao final, reservando a nossa energia para o nosso sistema de defesa.
Nas próximas páginas iremos aprender um pouco mais sobre as doenças humanas e seus organismos causadores. Você é o meu convidado de honra! Clique aqui.