Fotografia
A fotografia surgiu no século XIX e sua invenção foi atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce, em 1826, com a primeira fotografia feita da vista de sua janela. Mas a fotografia não é obra de uma única pessoa, e sim fruto de conceitos que vêm desde a Antiguidade, como a câmera escura, unida a pesquisas de químicos e artistas ao longo dos séculos.
Em 1839 foi lançado o daguerreótipo, o precursor da câmera fotográfica, tornando a fotografia muito popular no final do século XIX. Com ela, foi possível a criação do cinema, que é fotografia em movimento, também muito popular desde sua criação.
Ambas as linguagens estavam de acordo com as transformações sociais e culturais da época, como a utilização de máquinas para produzir objetos em série voltados para o consumo em massa.
A fotografia trouxe grandes transformações na arte, pois até o seu surgimento a obra de arte era produzida pelas mãos do artista, que criava um objeto único; diferente da fotografia, que é criada por uma máquina que possibilita a produção de várias cópias.
Isso gerou diversas discussões sobre a fotografia ser ou não arte, que se dissolveram ao longo do século XX, quando as máquinas mecânicas e computadorizadas alteraram intensamente a sociedade e as questões relacionadas à arte.
Ela também foi acusada de matar a pintura, mas na verdade ela libertou a pintura de retratar o real e possibilitou todas as inovações que podemos ver com os diferentes movimentos artísticos da arte moderna.
O francês Henry Cartier-Bresson foi um dos grandes fotógrafos do século XX, mostrando que a fotografia é realmente uma arte, capturando instantes decisivos de ações cotidianas que nos transmitem diversas emoções.
Veja ao lado a fotografia Boulevard Diderot feita por Bresson em 1969.
No final do século XX, com o desenvolvimento das tecnologias, surgiu a fotografia digital que trouxe novos paradigmas, simplificando o processo e permitindo ao usuário comum captar, armazenar, imprimir e disponibilizar na web suas imagens.
Cada dia mais a fotografia faz parte do cotidiano de todas as pessoas, tanto na recepção das imagens em revistas, internet, jornais e outdoors, como na produção de imagens, com câmeras fotográficas presentes até em telefones celulares.