Arquitetura
A arquitetura existe desde quando o homem começou a construir habitações para se proteger dos perigos da natureza, como os predadores e as mudanças climáticas. Ela é construção concebida para organizar o espaço com determinada finalidade e com determinada intenção, dando ênfase na questão visual e plástica da obra.
A arquitetura une arte e técnica para criar locais de ocupação para os seres humanos, como prédios, casas, igrejas, templos, palácios, hospitais, escolas, bibliotecas, aeroportos etc.
Ao longo da história, ela se desenvolveu muito, acompanhando a evolução da humanidade e de suas civilizações. Adquiriu características próprias de expressão em cada momento histórico, de acordo com as necessidades culturais e sociais do período, assim como dos materiais e das técnicas existentes.
Os monumentos megalíticos na Pré-História, as pirâmides egípcias, os templos gregos, os templos pré-colombianos, a grande muralha da China, as igrejas e os castelos medievais, as pontes e os arranha-céus modernos e, atualmente, construções cada vez mais tecnológicas.
No final do século XX, surgiu o conceito de arquitetura sustentável, buscando maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais. Esse tipo de arquitetura cria construções para proporcionar conforto físico, mas aproveitando racionalmente os recursos necessários, como minimizar o consumo de energia convencional, com uso de fontes de energia alternativas, como a energia solar e o aproveitamento da iluminação e da ventilação natural. Ela também busca diminuir o uso da água com uma gestão inteligente dos recursos, como captação da água das chuvas, reutilização de água e de equipamentos tecnológicos de redução, além da utilização de materiais reciclados, madeira certificada, entre outras medidas.
Com o planeta sofrendo com os efeitos do aquecimento global, o esgotamento dos recursos naturais e o excesso de lixo, esse tipo de arquitetura está em sintonia com as necessidades de preservação da natureza e também com questões sociais, culturais e econômicas, pois, assim, ela atende às necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras.