A perspectiva é o método que permite a representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais, como o papel. Ela é baseada em um conjunto de leis e de métodos fundados na geometria. Através da perspectiva, podemos desenhar um objeto de forma clara e convincente, mostrando sua altura, sua largura e sua profundidade.
Ela é usada por desenhistas e arquitetos para desenhar peças, casas, edifícios, mobiliário e qualquer outro objeto, para uma posterior fabricação.
Para representar a perspectiva, fazemos uso destes elementos básicos:
- Ponto de Fuga (PF): É a direção ao qual o objeto estará seguindo, aprofundando-se. O desenho em perspectiva pode ter 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos ou múltiplos pontos. Esses pontos devem estar localizados na linha do horizonte, na maioria das vezes.
- Linha do Horizonte (LH): É a linha imaginária que separa o lado superior do lado inferior da visão. É também o local onde se localiza o Ponto de Fuga. Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente. É ela que define o Ponto de Vista (PV) do observador.
Para melhor visualização da Linha do Horizonte e do Ponto de fuga, vamos conhecer três tipos de perspectivas: perspectiva linear, oblíqua e aérea.
Na perspectiva linear, as linhas de fuga deslocam-se para um único ponto de fuga, como podemos ver na figura ao lado.
Esse objeto está acima da linha do horizonte, o que faz entender que está acima de nós.
Na perspectiva oblíqua, o objeto fica em posição oblíqua, ou seja, com uma de suas arestas voltada para o observador, e suas linhas de fuga deslocam-se para dois pontos de fuga. Porém, há uma limitação: só é possível ver dois lados do objeto formado.
Nesse caso, chamamos isso de perspectiva bidimensional, ou, 2D.
Na perspectiva aérea, é necessário o uso de três pontos de fuga para melhor representar o objeto tridimensionalmente (em 3D). Em circunstâncias como essa, raramente visualiza-se a existência de linhas horizontais ou verticais na estrutura do objeto.Todas são convergentes e deslocam-se para um dos três pontos de fuga.
Atividade interativa
A perspectiva é o método que permite a representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais, como o papel. Ela é baseada em um conjunto de leis e de métodos fundados na geometria. Através da perspectiva, podemos desenhar um objeto de forma clara e convincente, mostrando sua altura, sua largura e sua profundidade.
Ela é usada por desenhistas e arquitetos para desenhar peças, casas, edifícios, mobiliário e qualquer outro objeto, para uma posterior fabricação.
Para representar a perspectiva, fazemos uso destes elementos básicos:
- Ponto de Fuga (PF): É a direção ao qual o objeto estará seguindo, aprofundando-se. O desenho em perspectiva pode ter 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos ou múltiplos pontos. Esses pontos devem estar localizados na linha do horizonte, na maioria das vezes.
- Linha do Horizonte (LH): É a linha imaginária que separa o lado superior do lado inferior da visão. É também o local onde se localiza o Ponto de Fuga. Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente. É ela que define o Ponto de Vista (PV) do observador.
Para melhor visualização da Linha do Horizonte e do Ponto de fuga, vamos conhecer três tipos de perspectivas: perspectiva linear, oblíqua e aérea.
Perspectiva linear
Na perspectiva linear, as linhas de fuga deslocam-se para um único ponto de fuga, como podemos ver na figura ao lado.
Esse objeto está acima da linha do horizonte, o que faz entender que está acima de nós.
Perspectiva oblíqua
Na perspectiva oblíqua, o objeto fica em posição oblíqua, ou seja, com uma de suas arestas voltada para o observador, e suas linhas de fuga deslocam-se para dois pontos de fuga. Porém, há uma limitação: só é possível ver dois lados do objeto formado.
Nesse caso, chamamos isso de perspectiva bidimensional, ou, 2D.
Perspectiva aérea
Na perspectiva aérea, é necessário o uso de três pontos de fuga para melhor representar o objeto tridimensionalmente (em 3D). Em circunstâncias como essa, raramente visualiza-se a existência de linhas horizontais ou verticais na estrutura do objeto.Todas são convergentes e deslocam-se para um dos três pontos de fuga.