Barroco
O Barroco surgiu na Itália no século XVII, logo se espalhou por toda a Europa e mais tarde pelo continente americano através dos colonizadores portugueses e espanhóis. Em cada região ele se desenvolveu de forma diferente, de acordo com os artistas locais, com a situação socioeconômica de cada região e com os materiais existentes, como no Barroco brasileiro.
O Barroco foi um movimento artístico no qual a emoção predominou sobre o razão, rompendo com o equilíbrio entre arte e ciência tão buscado no período anterior, o Renascimento. A arte barroca expressa religiosidade de forma intensa e dramática, exaltando os sentimentos e envolvendo emocionalmente as pessoas. Ela foi usada como meio de propagar o catolicismo, pois neste período acontecia a Contrarreforma da Igreja católica em reação à Reforma Protestante.
Na pintura, o uso do forte contraste entre a luz e a sombra intensifica a expressão dos sentimentos, dando dramaticidade à cena. As composições são diagonais e os artistas utilizam a ilusão criada pela perspectiva para ampliar o espaço da cena, levando ao infinito.
Os temas são religiosos e também retratam a vida da nobreza e do povo simples.
Na península Itálica, se destacaram os pintores Tintoretto, Caravaggio e Andrea Pozzo. Nos Paises Baixos, os pintores Hals, Rembrandt e Vermeer e, na Espanha, os pintores El Greco e Velázquez.
A arquitetura barroca se realizou nas igrejas, palácios e praças, demonstrando poder e riqueza, com obras esplendorosas. As construções são complexas e irregulares, cheias de elementos decorativos e com preferências por figuras ovais e formas curvas. Além das construções, os arquitetos barrocos se preocupavam com os jardins e praças ao redor.
A arquitetura, as esculturas e as pinturas se integram, decorando os salões dos palácios e as abóbodas das igrejas.
As esculturas barrocas exaltam os sentimentos, os gestos e os rostos dos personagens mostram grande emoção e dramaticidade. Há um predomínio de linhas curvas, drapeado nas roupas e o uso da cor dourada. Elas transmitem movimento e dinamismo.
Veja ao lado a escultura Êxtase de Santa Teresa, criada por Gian Lorenzo Bernini. O artista italiano Bernini foi escultor, arquiteto, urbanista, pintor e decorador.