Poluição da água
A água é um recurso renovável, pois apresenta um ciclo na natureza. No entanto, a água doce não é inesgotável e as modificações feitas pelos seres humanos na natureza têm provocado escassez deste importante recurso em várias partes do mundo. A poluição das águas se deve a uma série de fatores como emissão de dejetos industriais, de esgotos domésticos, além do uso de herbicidas e pesticidas na agricultura.
Uma das funções mais importantes da água de rios, lagos ou represas é o abastecimento das populações. No entanto, para o consumo humano, a água precisa ser potável, o que pode ser obtido com tratamento adequado, de modo a garantir águas livres de microrganismos patogênicos e de substâncias químicas prejudiciais à saúde. O tratamento da água é realizado em diversos níveis e depende do grau de poluição.
A implantação de cidades, hidrelétricas, termelétricas e áreas de plantio deve ser cuidadosamente planejada, para que o impacto no ambiente não seja grande e negativo. Por exemplo, se a quantidade de chuva que cai em uma região for modificada por interferência humana, pode haver estiagem e seca temporária de rios, afetando a pesca, o abastecimento de água e de energia.