Saúde
Saúde....
Ela - ou a falta dela - está nos jornais e revistas todos os dias: ou virá através de um novo suplemento alimentar, de um novo hábito esportivo...
Mas o que é saúde afinal? Ou melhor, qual o conceito de uma pessoa saudável?
Se você discutir esse assunto com seus amigos, certamente encontrará diferentes opiniões.
Talvez o único consenso seja que a saúde é uma questão central em qualquer nação ou entre qualquer povo. A saúde de um povo reflete os diversos aspectos da sociedade: sua alimentação, seus hábitos de higiene seu comportamento sexual. Reflete suas condições de saneamento moradia e segurança, renda, e até mesmo a satisfação profissional de cada indivíduo.
Hoje em dia a saúde é vista com um fator indispensável para que seja possível exercer a cidadania integralmente. A Constituição Brasileira de 1988 reconhece como direitos do cidadão a realização de seus objetivos, uma vida saudável e segurança na velhice.
Mas uma coisa já sabemos: é preciso concentrar-se na educação e na prevenção de doenças, mantendo a qualidade de vida. Assim evitamos sustos de última hora e gastos muito altos nas internações: a prevenção é o melhor remédio.
A forma como tratamos os idosos e crianças é símbolo do respeito pela nossa história e da crença em nosso futuro, e muito disso está representado em índices como a mortalidade infantil e desnutrição. A juventude é outro gritante espelho de uma sociedade. As preferências musicais dos jovens , seu comportamento sexual e hábitos como uso de drogas, refletem seus valores e podem ser detectados nos índices de saúde de uma população.
Esse assunto é muito importante para ficar só por aqui!
Passe para a próxima página!!