Exemplos de Interações Positivas
O peixe que aparece grudado nas costas deste tubarão é uma rêmora. Ela possui ventosas na parte superior do corpo, que permitem que se fixe no corpo do tubarão; assim ela aproveita os restos de alimento liberados pelo tubarão. O tubarão, por outro lado, não sofre qualquer prejuízo ou benefício em função da presença da rêmora. Por esta razão, a relação entre estes dois peixes é denominada comensalismo.
Estas formigas cuidam destes fungos, assim como os humanos cuidam de suas lavouras. O sistema formigas-fungos acelera a decomposição das folhas, já que os excretas das formigas, utilizados como fertilizantes para os fungos, fazem com que estes decomponham as folhas mais facilmente. Estas folhas decompostas são o principal item alimentar das formigas. O material fecal das formigas contém enzimas proteolíticas de que os fungos necessitam. Assim, as formigas contribuem com o aparato enzimático de degradação de proteínas para os fungos. Trata-se, portanto, de uma relação mutualística.
A ciclagem de minerais, assim como a produção de alimento, é aumentada pela simbiose entre plantas e microrganismos. Um dos principais exemplos são as micorrizas (fungo + raiz). Os fungos interagem com a raiz formando estes "calos" amarelos que aumentam muito a capacidade da planta de extrair minerais do solo. Em contrapartida, as raízes alimentam o fungo com parte da matéria orgânica sintetizada pela planta. Por esta razão esta relação é considerada um mutualismo.
A flor vermelha na foto é uma orquídea crescendo sobre um tronco de uma velósia gigante, uma planta rara presente nos campos rupestres brasileiros. Esta orquídea usa a outra planta apenas como um apoio, sem retirar nutrientes ou causar a ela outros prejuízos. Trata-se, portanto, de uma relação de inquilinismo. Lembre-se, porém, que em muitos livros você encontrará esta relação como um exemplo de comensalismo.
O animal amarelado mostrado ao lado é um camarão e, por incrível que pareça, o fundo avermelhado onde ele se encontra é um braço de uma estrela do mar. Nos muitos espinhos deste braço ficam presos restos de alimento, dos quais o camarão se alimenta, consequentemente mantendo os braços da estrela sempre limpos. Por esta razão, a relação entre estes animais é uma protocooperação.