O sistema circulatório dos insetos
O Sistema Circulatório dos Insetos
O sistema circulatório dos insetos apresenta características bastante peculiares. Pela alta taxa metabólica de alguns insetos, seria esperado que apresentassem circulação fechada, com vasos interligados e um coração. Surpreendentemente, a maioria dos insetos apresenta um sistema circulatório aberto, com apenas um vaso sanguíneo, aberto nas extremidades! O sangue (ou melhor, a hemolinfa) não se distingue dos outros fluidos corporais e toda a cavidade corporal é repleta de hemolinfa.
A hemolinfa se movimenta por contrações de um coração longo e de paredes finas, localizado logo abaixo da superfície dorsal do exoesqueleto. Além disso, ela se movimenta pelas contrações dos outros músculos do corpo (isso faz com que insetos mais ativos, ou em momentos de maior atividade, tenham a circulação acelerada). O coração empurra o sangue da parte posterior do corpo para a cabeça, onde está o cérebro.
Como um sistema assim pode ser eficiente o suficiente para as necessidades de um inseto? O segredo é que o sistema circulatório NÃO transporta o oxigênio, o que é feito pelo sistema traqueal. As outras substâncias tais como nutrientes, hormônios e restos metabólicos podem ser transportadas mais devagar, através da hemolinfa. Com este sistema, a hemolinfa entra diretamente em contato com as células, sem a necessidade de vasos de paredes finas que façam a comunicação.