Os macronutrientes são as gorduras ou lipídios , os carboidratos ou açúcares e as proteínas. Todos eles servem como fonte de energia já que podem ser reduzidos a moléculas que são utilizadas na produção de ATP.
Veja como se dá a oxidação das moléculas orgânicas, ou respiração celular. |
A quantidade de energia disponível em uma determinada quantidade de macronutrientes é comumente medida pelo número de calorias que produz depois de ser completamente oxidada. Os três tipos de macronutrientes podem também fornecer moléculas de carbono, que podem ser usadas para formar as moléculas orgânicas do próprio organismo.
O macronutriente que supre a maioria das necessidades humanas em termos de energia é o amido, macromolécula que a maioria das plantas mais importantes da dieta humana, como os grãos, batatas e feijões, produzem e estocam. Tanto o amido quanto outros carboidratos são as principais fontes de energia para os animais.
As proteínas, apesar de poderem ser reduzidas a moléculas de ATP, são frequentemente quebradas até que se obtenha seus aminoácidos, que são utilizados para a produção das proteínas do animal consumidor.
Você sabia que as mulheres têm mais tendência a acumular gordura do que os homens? Isto acontece porque elas precisam acumular reservas não só para elas, mas para proteger, nutrir e amamentar seus futuros filhos. |
Os lipídios, que são as gorduras e óleos, são componentes importantíssimos das membranas de todas as células do organismo. Além disso, os hormônios esteroides são todos lipídicos.
Os cientistas acreditaram durante muito tempo que os hábitos alimentares dos animais eram determinados principalmente pela demanda (ou necessidade) de energia. Hoje sabemos que não é bem assim, clique aqui para entender por quê. |
Os macronutrientes podem ser estocados até que o organismo precise deles para obter energia. Os carboidratos são estocados na forma de glicogênio, nos músculos e no fígado. As gorduras são estocadas em vários locais do corpo. As proteínas não podem ser estocadas, elas são quebradas em aminoácidos, que têm o seu radical amina retirado e depois são processadas como se fossem gorduras ou carboidratos.
O maior problema das civilizações industrializadas é a obesidade. Se uma pessoa ingere mais comida do que precisa, ela acaba transformando todo o excesso em gordura. Aprenda um pouco mais sobre o armazenamento de energia no organismo clicando aqui. |