O cérebro dos vertebrados
O sistema nervoso central se desenvolve a partir de um tubo formado durante o desenvolvimento embrionário. A extremidade frontal deste tubo se alarga e forma o que chamamos de encéfalo, que pode ser dividido em algumas partes principais: cérebro, ponte, bulbo e cerebelo.
O cérebro é dividido em duas partes, os hemisférios cerebrais. Esta divisão não é total, os dois hemisférios estão ligados por uma espessa faixa de fibras brancas (são brancas porque são axônios mielinizados), o corpo caloso. A parte externa dos hemisférios apresenta estruturas em forma de pregas (as circunvoluções), que servem para aumentar a superfície do córtex, o que a torna muito maior do que se fosse lisa.
Dentre os animais, os que apresentam os hemisférios cerebrais mais desenvolvidos são, de longe, os seres humanos. Estas estruturas são tão desenvolvidas que praticamente recobrem todo o resto do encéfalo.
Os hemisférios cerebrais ainda são divididos por algumas fissuras em cinco lobos, que têm funções distintas para o funcionamento do nosso corpo. Clique aqui para ver que divisão é essa e quais são as funções já descobertas pela ciência para cada uma delas. |
Cada hemisfério apresenta uma camada superficial de substância cinzenta (porque é constituída de corpos celulares e dendritos, sem bainha de mielina) chamada de córtex cerebral. O córtex reveste uma camada de substância branca, que tem esta aparência pois são fibras revestidas por bainha de mielina. Mergulhados na substância branca, há gânglios basais, formados de substância cinzenta, que são importantes centros de coordenação.