Desenvolvimento Embrionário I
Você já parou para pensar como se formam os animais? Como se dão as diferenciações celulares? Unhas, pele, mucosa, olhos, intestino, boca.... os inúmeros tipos celulares que formam nossos diferentes tecidos e órgãos vêm de uma única célula inicial, e não é um passe de mágica!!
Logo após a fecundação, o ovo sofre mitoses, como você já estudou. Esse estágio inicial de desenvolvimento chamamos segmentação.
Clique na animação para acompanhar esse processo. Depois de algumas divisões forma-se a mórula, um aglomerado de 16 células. A mórula passa então a aumentar de tamanho, formando uma cavidade interna.
Esse é o estágio de blástula, e blastocela é o nome dessa cavidade interna preenchida por líquidos sintetizados pelas células da blastoderme. Note na animação como essas mudanças acontecem de forma dinâmica e contínua e não em etapas estanques como costumeiramente imaginamos.
Na etapa seguinte, a gastrulação, ocorre multiplicação intensa das células da blastoderma no anfioxo. Como mostra a animação, a invaginação origina uma nova cavidade interna, o arquêntero.
É ele que dará origem à cavidade digestiva do animal adulto. A comunicação do arquêntero com o exterior, o blastóporo, pode originara boca ou ao ânus. Em alguns animais, como os cnidários, o blastóporo é a única abertura que se forma, servindo tanto para entrada de alimentos como para saída de resíduos da digestão e metabolismo. Já temos, nessa fase, a ectoderme e a endoderme. Nos animais triblásticos, a endoderme é denominada mesentoderme, camada que originará a mesoderme e a endoderme posteriormente.
A ectoderme, a mesoderme e a endoderme são os três folhetos germinativos evidentes em um animal triblástico.
Agora que você já viu com são as primeiras etapas de desenvolvimento do embrião animal, vamos ver como eles se diferenciam. Na verdade, cada grupo de animal tem alguma particularidade durante o desenvolvimento embrionário. Isso porque o comportamento das células é resultado de sua programação, afinal, embora todas as células sejam derivadas de uma única célula ovo, já nessa fase os genes atuam diferentemente em alguns conjuntos de células. Mesmo essas etapas embrionárias que estamos vendo ocorrem dessa exata maneira somente no anfioxo, os outros animais apresentam algumas diferença.
Passe para a próxima página!