Classe Aves
As aves surgiram na Terra a partir de um grupo de dinossauros. O fóssil mais antigo de ave mostra o esqueleto de um animal muito semelhante ao de um dinossauro com penas nos membros anteriores e na cauda, com características típicas de penas atuais utilizadas no voo. Este animal recebeu o nome de Archaeopteryx, que significa “asa antiga”.
A presença de penas está relacionada originalmente com o voo. As penas também fornecem um isolamento térmico extremamente eficiente. Outras características presentes na biologia das aves são também adaptações ao voo. O metabolismo elevado necessário para esta especialização permitiu também o controle da temperatura corporal, fenômeno chamado de homeotermia.
O esqueleto das aves é adaptado ao voo. Ossos ocos reduzem o peso total da ave e recebem o nome de Pneumáticos. Braços longos e com ossos fundidos conferem às aves maior superfície aerodinâmica. As clavículas são fundidas em um só osso e o osso esterno é super-desenvolvido e em forma de quilha. Isto melhora a aerodinâmica e ancora grandes músculos peitorais utilizados no voo.
As aves possuem um sistema circulatório fechado e bem desenvolvido. A circulação é dupla e completa, ou seja, não há mistura entre sangue arterial e venoso no coração, que possui quatro cavidades.
Algumas aves perderam a capacidade de voar e se adaptarem a outros tipos de locomoção. Pinguins são exímios nadadores e as emas e avestruzes são especialistas em andar e correr. Nestes casos as penas servem somente para o isolamento térmico e uso nas exibições sexuais.
A excreção nas aves é feita através de rins que excretam ácido úrico. Apresentam sexos separados e fecundação interna. Assim como os répteis, as aves apresentam ovo com casca calcárea e grande quantidade de vitelo.