Vírus - Características
Os vírus são agentes infecciosos acelulares, isto é, não apresentam organização celular. As partículas virais apresentam, em sua grande maioria, o envelope, que é a membrana rica em lipídios que envolve o vírus externamente, e material genético, não tendo as demais estruturas necessárias para exercer o seu próprio metabolismo. Por serem acelulares, a grande maioria de cientistas e estudiosos não os consideram seres vivos.
Ainda não se sabe ao certo como os vírus surgiram. Alguns pesquisadores acreditam que eles são fragmentos do genoma de bactérias que se tornaram capazes de infectar outras células e se reproduzirem nelas.
Por não terem nem organelas, nem nenhum tipo de metabolismo, os vírus precisam infectar uma célula para poderem se reproduzir. Por isso todos os vírus são, obrigatoriamente, parasitas intracelulares. Pela mesma razão uma doença causada por vírus não pode ser tratada com antibióticos, pois estes remédios agem interferindo no metabolismo do organismo invasor, coisa que os vírus não tem. Veja como um vírus infecta uma célula para se reproduzir.
Existem muitos tipos de vírus. Cada um deles tem características diferentes, no que diz respeito ao seu ciclo de infecção. Alguns, por exemplo, não entram na célula, limitando-se a injetar nela o seu DNA, como é o caso dos bacteriófagos, que são vírus que atacam bactérias. Outros podem ficar muito tempo dentro da célula sem causar dano a ela, e um dia entrarem em atividade, como o vírus da herpes.