Doenças virais - Gripe
A gripe, causada pelo vírus influenza, é provavelmente a doença infecciosa mais comum nos países desenvolvidos, depois do resfriado comum. Provoca dores de cabeça, fraqueza muscular, calafrios e febre. Normalmente o paciente se recupera sozinho em alguns dias. Embora não seja considerada uma doença grave, a gripe mata mais de 10 mil pessoas por ano só nos EUA, a maioria delas idosos e crianças.
O vírus da gripe, mostrado ao lado acumula novas mutações muito rapidamente, especialmente nas proteínas de sua membrana. Por esta razão, existem muitas variedades do vírus da gripe, e novas variedades surgem quase todos os anos. Isto dificulta o desenvolvimento de remédios. É por esta razão também que os médicos recomendam que uma nova vacina contra a gripe, atualizada, seja tomada a cada ano.
Algumas vezes surgem variedades de influenza particularmente mortais. A mais grave delas atacou entre 1918 e 1919, e ficou conhecida como gripe espanhola, embora saibamos hoje que ela surgiu no interior do EUA. A primeira guerra mundial tinha acabado de terminar e o fluxo de soldados voltando para casa ajudou a disseminar o vírus, que em dois anos matou mais de 20 milhões de pessoas. No Brasil, a gripe espanhola provocou muitas mortes, inclusive a do presidente Rodrigues Alves, em 1919, que tinha acabado de ser eleito pela segunda vez e nem chegou a tomar posse.
A gripe não deve ser confundida com o resfriado. Esta doença, também causada por vírus, é caracterizada por congestão nasal e acessos de espirros, sintomas que normalmente não ocorrem na gripe. Os resfriados normalmente não causam febre, mas podem resultar em infecções na garganta e ouvidos. Existem muitos vírus que podem causar o resfriado. Para alguns deles foi demonstrado que um único vírus colocado sobre a mucosa nasal de uma pessoa é suficiente para contaminá-la.