Reino Monera
O reino monera é formado pelas bactérias, que são os seres vivos mais antigos que existem. Surgiram há mais de 3 bilhões de anos, e foi a partir delas que todos os outros seres vivos evoluíram.
São conhecidas cerca de 5000 espécies, mas pesquisas recentes têm demonstrado que o número real deve ser muito maior, podendo chegar a alguns milhões. Algumas bactérias são capazes de sobreviver nos ambientes mais inimagináveis, o que faz delas os organismos com a distribuição mais ampla que se conhece.
Existem duas divisões principais dentro do reino monera. A primeira, chamada divisão eubactéria é formada pelas bactérias verdadeiras e pelas cianofíceas, consideradas no passado como plantas, devido ao fato de serem fotossintetizantes. A outra divisão é formada por bactérias capazes de viver em condições muito estressantes, às quais nenhum outro ser vivo resiste. São a arqueobactérias, encontradas, por exemplo, em fontes de água quente ou em lagos super salgados, como é o caso do Mar Morto.
As integrantes do reino monera possuem particularidades em sua estrutura celular que as diferencia dos seres vivos presentes nos demais reinos. Conheça essas diferenças clicando aqui.
Geralmente as bactérias são lembradas como organismos que causam doenças. É verdade que muitas bactérias são parasitas tanto do ser humano quanto de outros seres vivos, causando doenças que podem ser muito graves.
A maioria das bactérias, no entanto, vive livre no meio ambiente ou associada a outros organismos por meio de interações positivas. Essas bactérias têm uma grande importância na manutenção do equilíbrio da biosfera. Se quiser ver alguns exemplos destas interações ecológicas clique aqui. Muitas bactérias são utilizadas pelo homem na fabricação de remédios e alimentos. Conheça algumas bactérias e outros microorganismos úteis ao homem.