Literatura e oralidade
Muita gente acha que Literatura só pode ser escrita. Será mesmo?
Então, vamos pensar na Literatura Medieval. No tempo do Trovadorismo, e mesmo antes, desde a Antiguidade, a poesia era feita em voz alta, sabia?
Os poetas declamavam seus versos, os autores eram todos grandes oradores e as pessoas ouviam as histórias mais interessantes, contadas de boca em boca. E não podemos nos esquecer dos instrumentos musicais: as trovas ou cantigas que eram feitas nessa época, normalmente, eram recitadas, acompanhadas de instrumentos musicais, como o alaúde ou a flauta.
As letras de músicas que são pensadas para acompanhar as melodias também fazem parte da Literatura oral. Assim como na Idade Média, uma parte importante da produção poética hoje é feita acompanhada de música. Alguns nomes famosos, como Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Arnaldo Antunes - para citar apenas três nomes - fizeram com que os limites entre letra e música, entre poesia escrita e oral também fosse por água abaixo.
Da mesma forma, pense em como as tradições e os mitos de povos ou grupos de pessoas que não têm a escrita como central em sua cultura continuam sendo mantidas. Os povos indígenas brasileiros, por exemplo, possuem lendas e histórias transmitidas há séculos e nunca precisaram da escrita para mantê-las vivas.
Muito pelo contrário, de certa forma, essas histórias estão ainda mais vivas, pois utilizam recursos como a voz, a entonação, os gestos de uma pessoa que conta para as outras. Dessa forma, as histórias ganham recursos que não existem no papel, na Literatura escrita.
Para terminar, ainda vale a pena dizer que, no Brasil, em muitos e muitos lugares, as histórias e as notícias vão de boca em boca. Mesmo hoje em dia, isso ainda acontece bastante. Afinal de contas, como as pessoas que vivem mais afastadas e não usam a escrita se comunicam? E como elas se divertem?
DICAS: Converse com seu avô ou avó, ou então um tio ou parente mais velho. Pergunte como era o tempo antes da televisão, como as notícias eram transmitidas. E as histórias? Descubra quem sabe contar histórias de suspense e de terror! O que você acha que é isso? Literatura oral!