Noção de conjuntos
A noção de conjuntos é bastante intuitiva e não precisa de conceitos científicos para ser compreendida. Porém, a linguagem de conjuntos pode expressar todos os conceitos matemáticos e, por isso, ela é fundamental para essa disciplina.
Um conjunto é uma coleção de determinados objetos denominados elementos desse conjunto, que podem ser, inclusive, outros conjuntos.
Para que seja formado um conjunto, é preciso determinar uma característica, uma propriedade ou uma condição que será requerida para que certos objetos façam parte do conjunto em questão. Ou seja, um conjunto pode ser caracterizado por uma propriedade P se todos os seus elementos possuem tal propriedade e vice-versa, isto é, todo objeto que apresenta P pertence ao conjunto.
Por exemplo, seja a condição de “ser um número par”. Então, podemos tomar M como sendo o conjunto dos números que satisfazem tal condição. Assim, M={2,4,6,8,10,12,14,16,…} é o conjunto que representa a condição enunciada. Veja mais exemplos na atividade ao lado.
A Matemática do Ensino Médio irá tratar, principalmente, dos conjuntos numéricos (cujos elementos são números), dos conjuntos de pontos (figuras geométricas) e de seus de desdobramentos.
O mais comum é pensar em conjuntos numéricos quando falamos desse tópico em matemática. Porém, não devemos nos esquecer das figuras geométricas que, na maioria das vezes, podem ser interpretadas como um conjunto de pontos que gozam de determinada propriedade.
Na atividade ao lado, você poderá acompanhar a formação de conjuntos de pontos com uma determinada propriedade.