Sistema de numeração decimal
Contando com os dedos
Com o surgimento dos números e através da comunicação entre os povos antigos, criaram-se diferentes sistemas de numeração. Cada povo, como por exemplo os egípcios, os babilônios, os gregos, os romanos, os maias e os árabes teve seu próprio sistema numérico. Depois de percorrer vários sistemas de comparação, o homem percebeu que uma máquina de contar bastante adequada estava muito mais próxima do que imaginava: sua própria mão.
O sistema decimal recebeu este nome pois dez é o número de dedos que possuem as mãos, onde cada dedo representa uma quantidade através de um algarismo.
Em nosso dia-a-dia, utilizamos o sistema de numeração decimal. Que tal conhecer um pouco sobre outros sistemas? Você já ouviu falar na base duodecimal?
O sistema de numeração dos egípcios, foi um dos primeiros registrados pela história. Nele os números eram representados por sete símbolos que lembravam objetos.
Os gregos utilizavam letras para representar as quantidades que desejavam determinar.
No sistema de numeração romano, as quantidades são representadas por um conjunto de sete letras do nosso alfabeto, combinadas de acordo com algumas regras.
Os números que fazem parte do sistema decimal são os números naturais. A partir deles e das novas necessidades presentes na evolução do homem, foram surgindo outros conjuntos numéricos: os números inteiros, os números racionais e irracionais e os números reais.